Foi realizada da tarde deste sábado (23), a segunda seção do mês de setembro da Câmara de Vereadores de Bocaina, que teve em pauta uma Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Gilberto de Sousa Barros, conhecido por Chefão e a solicitação de audiência pública que discutirá o encerramento das atividades bancárias realizadas pela unidade dos Correios no município.
A Secretária Municipal de Educação Dra. Fátima Sá, esteve presente e assistiu toda à seção.
De acordo com o Presidente da Câmara Luzimar Barros, conhecido como Bá, a moção em homenagem ao grande amigo é mais que necessária tendo em vista os relevantes serviços prestados ao povo bocainense quando sempre o procurou em sua residência na capital Teresina.
“O Chefão foi uma grande pessoa, chefe de família, homem honrado, honesto e acima de tudo meu amigo, sabendo de suas qualidades desejo a família os meus sinceros votos de pesar”, disse.
Sobre o encerramento das atividades bancárias por parte dos correios, Bá, deixou seu sentimento de indignação, pois, os cortes que estão sendo realizados pelo poder executivo nacional vêm atingindo impiedosamente os municípios brasileiros, deixando a todos a mercê de circunstâncias exaustivas para trabalhar.
“Nós entendemos que a crise econômica que estamos passando está muito forte, mas, as atuais medidas de cortes orçamentários têm atingido diversos setores, inclusive o próprio Correio, que presta o serviço bancário como correspondente do Banco do Brasil sendo forçado a deixar de fazer esta atividade porque não tem condições de contratar um serviço de segurança para a instituição”, frisou.
Ele lembrou ainda que os funcionários do executivo municipal recebem seu pagamento pelo Banco do Brasil e com o fim do atendimento, eles terão que se deslocar até Picos para sacar o dinheiro ou mesmo realizar alguns pagamentos, causando transtorno aos usuários do serviço.
O Vereador Vando Sampaio deixou seus votos de pesar a família do Sr. Gilberto de Sousa Barros, ressaltando o grande homem que foi, em seguida falou que o poder judiciário deve esclarecimentos a cidade pela agregação da comarca de Bocaina a Picos e recentemente através de resolução o TRE que extinguiu a zona eleitoral do município e também justificou a solicitação de audiência pública com a participação de representantes dos Correios para que possam justificar o encerramento das atividades bancárias oferecidas pelo mesmo, ele também criticou a suspensão do pagamento dos precatórios do FUNDEF pelo desembargador Fábio Prieto, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
O Vereador Alianaldo Leão, o Naldo, parabenizou o colega vereador pela solicitação de audiência pública dizendo que não se pode baixar a cabeça e deixar as coisas acontecerem sem o seu devido esclarecimento, portanto, este apoia impreterivelmente a realização da audiência. Ainda na sua fala parabenizou os criadores do Grupo Bocaina Solidária, que tem por orientador principal o sr. Robert, pela ideia e realização de atos que visam a ajuda aos moradores mais necessitados do município que precisam de uma atenção maior levando aos que possam colaborar de alguma forma a ideia de se disponibilizem para ajudar o próximo, ele deixou também os seus sentimentos a família do sr. Gilberto de Sousa Barros, afirmando que este foi um grande cidadão bocainense e merece a devidas homenagens.
O Vereador Domingos Macêdo, utilizou a tribuna deixando seus votos de tristeza pelo falecimento do sr. Gilberto de Sousa Barros, grande amigo e chefe de família que ajudou muita gente quando estes os procuraram em Teresina. Em seguida o edil parabenizou o vereador Vando pelo requerimento de audiência pública que tratará do encerramento das atividades bancárias deixando os servidores da prefeitura e também a população como um todo sem o atendimento, tendo que se deslocar até Picos para cumprir com suas obrigações financeiras, parabenizou também o Prefeito Erivelto que se deslocou a Brasília com uma comitiva para conseguir mais investimentos a serem aplicados no município, porque se for depender apenas dos repasses enviados, fica praticamente inviável administrar a cidade com tantas despesas. Ele lembrou também que nesta semana comemorou-se no dia 21, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e solicitou que fosse implantada na câmara e na Prefeitura uma rampa de acessibilidade para as pessoas com algum tipo de dificuldade motora.
A prefeitura assegurou que irá fazer as modificações necessárias e o presidente da câmara respondeu que está esperando apenas o repasse suficiente para a realização da obra.
O Vereador José Marques Filho, o Zé Filho, ressaltou a importância da realização da audiência pública e os pontos a serem discutidos nela, ele também deixou suas condolências à família do sr. Gilberto, afirmando que este foi um grande homem e que prestou relevantes serviços a Bocaina e sua população.
O Vereador Tunico esteve presente na seção, mas, não utilizou a tribuna.
O Vereador Cleidison Rocha não compareceu a seção pois está viajando a trabalho em São Paulo cumprindo uma agenda de shows.
A Vereadora Remédios Leal e o Vereador Ronivon Silvino não compareceram à seção, justificando motivos de força maior.
A próxima seção será realizada no primeiro sábado de outubro, dia 07, às 14:00hrs.
ASCOM