Matéria / Educacao

Estudante de Mons Hipólito representa o Pi no Jovem Senador

A estudante que cursa o 3º ano do Ensino Médio no CETi, teve a orientação do professor Satírio Francisco de Sousa na sua redação.

06/10/2017 | Edivan Araujo
Estudante Ana Letícia Fialho / Foto: G Notícias

Por Marconni Lima com informações do G Notícias

A estudante Ana Letícia Fialho, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, da cidade de Monsenhor Hipólito, conquistou o primeiro lugar do Piauí no 10º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema: "É na soma das diferenças que se forma uma nação plena". Ela vai representar o estado no programa Jovem Senador 2017 em Brasília.

A estudante que cursa o 3º ano do Ensino Médio no CETi, teve a orientação do professor Satírio Francisco de Sousa na sua redação. "Estou muito feliz e emocionada por ter conquistado o primeiro lugar na redação do Senado Federal no estado do Piauí. É, sem dúvida alguma?, uma grande honra poder representar a minha escola", afirma a aluna.

Ana Letícia já participou de outro concurso nacional, em 2012, quando foi finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A lista dos 27 jovens senadores vencedores, divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Senado Federal, está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador. A estudante piauiense e os outros 26 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, em novembro.

Para o professor Satírio, conquistas como essas trazem uma sensação de dever cumprido. "Sinto-me extremamente feliz e orgulhoso de meus alunos, da minha instituição e do meu trabalho. É diante de conquistas como essas que percebemos que todo amor, zelo e empenho que dedicamos ao nosso papel de educar, não foi em vão", disse o professor.

O CETI representa o Piauí pela quinta vez na fase nacional. Nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016 e agora em 2017, a escola é campeã estadual na seletiva para o Jovem Senador.  Destaque para o ano de 2012 onde a escola conquistou o 3º lugar nacional.

De acordo com a diretora da escola, Josefa Ilza, o compromisso com o trabalho faz a diferença. "Nosso compromisso é com a educação de qualidade. Não deixamos as dificuldades interferirem no nosso projeto de ensino. Incentivamos, auxiliamos e damos suporte para que nossos alunos se sintam motivados a estudar e serem vitoriosos naquilo que se propuseram a fazer", revela a diretora.

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 27/11 a 02/12 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

 

Fonte:Seduc

Facebook