Matéria / Polícia

Bando suspeito de roubo a bancos é alvo de operação; 10 já foram presos

GRECO dá início a operação Refranata, deflagrada nesta quarta-feira (29).

29/11/2017 | Edivan Araujo
GRECO, Operação Refranata. / Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí

Matéria atualizada às 9h013
O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), durante a operação Refranata, deflagrada nesta quarta-feira (29), desarticulou uma quadrilha que planejava sequestrar o proprietário de uma grande escola particular em Teresina.

Segundo a polícia, os criminosos já tinham um plano pronto para efetivar o sequestro. O proprietário e sua esposa seriam os alvos para que depois fossem extorquidos por certa quantia em dinheiro. Eles já tinham fotos, endereço, dados sobre os veículos e sabiam da rotina do empresário. De acordo com o delegado Willame Morais, os criminosos estavam apenas aguardando o momento certo para colocar o plano em prática.

"Hoje nós impedimos com essa ação do GRECO algo grave, um possível sequestro de um empresário envolvido no ramo do ensino particular de uma escola, essa pessoa será contactada justamente para mudar sua rotina, os presos são elementos perigosos e dará uma calma no Piauí”, afirmou o Delegado Geral Riedel Batista, em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte.

OPERAÇÃO OCORRE EM TERESINA E TIMON-MA
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado- GRECO deflagrou nesta quarta-feira (29/11) a Operação Refranata, que visa dar cumprimento a 26 Mandados de Busca e Apreensão e 16 prisões preventivas, algumas já realizadas no decorrer de outras ações policiais, relacionadas principalmente ao combate de crimes de estouro de caixas eletrônicos e roubos a bancos, assim como crimes correlatos de roubos de veículos, tráfico de drogas e outros.  

De acordo com a polícia, parte do grupo criminoso investigado em questão é formado por foragidos da justiça, bem como pessoas responsáveis por atos periféricos. Nesta ação, 10 pessoas já foram presas em Teresina e outros mandados serão cumpridos no decorrer do dia.

A operação acontece após cinco meses de intenso trabalho de investigação policial e conta com a participação de cerca de 100 policiais civis, com apoio do Ministério Público Estadual, Central de Inquéritos do TJ-PI, na pessoa do juiz Luis Moura, além da delegada Vanda Abreu.

A operação conta ainda com o apoio da Polinter, Delegacia de Homicídios, Delegacia de União, José de Freitas, Altos, 1° DP, 2° DP, 4° DP, 5° DP, 7° DP, 12° DP, 8° DP, 23° DP, além da Polícia Militar do Piauí e Delegacia Regional de Timon-MA

O termo "Refranata" vem do latim e significa repressão.

Fonte: Com informações da SSP-PI

Facebook