A Delegacia Regional de Polícia Civil do Piauí, em Picos, prendeu na tarde desta quinta-feira (25), por volta de 14h00, uma mulher acusada de furtar energia elétrica. A prisão em flagrante ocorreu na Rua Olímpio Rodrigues, no bairro Pedrinhas.
Segundo informações do delegado regional, Jonatas Brasil, a mulher de iniciais D.C.C. furtava energia da casa da vizinha. A ação contou com apoio de técnicos da Eletrobras que inspecionaram a ligação elétrica clandestina, o popular “gato”.
A mulher de iniciais D.C.C. foi conduzida à Central de Flagrantes, onde as medidas legais foram tomadas.
Furto de energia é crime
Se o agente sequer utiliza contador e faz a ligação de energia diretamente da rede, incorre nas penas do crime de furto (art. 155, § 3º CP),. Cuja pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa.
Já se ele utiliza o contador," fingindo "uma situação de normalidade, mas frauda o mesmo com algum mecanismo que reduza ou interrompa a contagem da energia utilizada, incorrerá nas penas do crime de estelionato (art. 171 do CP), que tem pena de reclusão de um a cinco anos, e multa. FONTE: vilacaneto.jusbrasil.com.br/artigos/326524466/gato-de-energia-e-furto-ou-estelionato.
Fonte: Folha Atual