Por Maurício Exenberger de Brasília
O deputado federal Maia Filho (Progressistas) está, em Brasília, onde participou da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos. Essa cerimônia marca a retomada dos trabalhos na 54ª legislatura e formaliza o retorno dos parlamentares ao trabalho e também recebe, do Executivo, uma mensagem com as prioridades governamentais para o ano que se inicia.
Ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, presente no encontro, lembrou que o Brasil atravessou uma grave crise econômica e destacou a continuidade das reformas previdenciária, tributária e fiscal. "O governo não desistiu da reforma da previdência, pois entende que é a pauta número 1 para o Brasil", disse em coletiva à imprensa.
A mensagem do presidente da República, Michel Temer, entregue pelo Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi lida pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Fernando Giacobo (PR-PR). Temer afirma que confia no Brasil e comemora a superação da crise, a queda na inflação, a retomada do crescimento com o recuo do desemprego, os benefícios da reforma trabalhista e defendeu a necessidade da reforma da Previdência.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) lembrou das polêmicas votações do ano passado. Destacou como positiva a reforma trabalhista e a proposta que regulamentou a terceirização no país. Relatou a reunião com dez governadores sobre a reforma da Previdência e que deverá manter o calendário anunciado no ano passado para a reforma da Previdência, que prevê o início da discussão a partir do dia 5 e votação para a sessão logo após o carnaval, no dia 19.