Matéria / Educacao

Escolas dão início à preparação para o Enem

Somente no ano de 2017, mais de oito mil alunos ingressaram no Ensino Superior, considerando os aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies) e da Universidade Aber

14/03/2018 | Edivan Araujo
Imagem: Reprodução / Foto: Seduc

Por Joely Rocha

O Piauí tem crescido na qualidade da educação ofertada aos estudantes da rede pública estadual e os resultados podem ser comprovados, entre outros indicadores da educação, com o aumento da quantidade de aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Somente no ano de 2017, mais de oito mil alunos ingressaram no Ensino Superior, considerando os aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies) e da Universidade Aberta do Piauí (Uapi).

Além do conteúdo ofertado dentro da sala de aula, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando diversas ações para que os estudantes se sintam mais motivados e preparados para os dias de Enem.  Somente em Teresina, mais de 17 mil alunos foram beneficiados com as seis grandes revisões realizadas na capital, além dos estudantes que participaram de revisões presenciais em outros municípios.

De acordo com Hildalene Pinheiro, coordenadora do Pré Enem na Seduc, a previsão de início das revisões presenciais em auditório é para o mês de abril, assim como as turmas de Pré Enem pelo Canal Educação.

Algumas escolas já começaram a preparação para o Exame. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Mário Martins promoveu nesta última sexta-feira (09) o primeiro aulão preparatório para o ENEM 2018, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), envolvendo os alunos do Ensino Médio da escola.

Para a diretora da escola, Iraí Moura, é importante dar início o quanto antes as atividades preparatórias para o Enem, para garantir os bons resultados. "O Ceti Mário Martins já tem um histórico de aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio e os aulões servem para ampliar ainda mais o número de aprovações esse ano", disse.

Visando uma ampla preparação para as questões e temas do Enem, o Centro de Educação Integral (CETI) Didácio Silva iniciará o projeto "Na Rota do Enem". As aulas terão início no dia 19 de março, das 14h às 17h, abordando todas as disciplinas previstas no exame e redação. 

A escola realiza atividades voltadas aos alunos do 3º ano do Ensino com revisões, dicas, palestras e informações a fim de familiarizar os alunos com o estilo de questões da prova. O CETI também trabalha o lado emocional com a preparação psicológica dos alunos com o objetivo de diminuir a ansiedade dos estudantes antes da prova.

O diretor da escola, Alberto Machado, explica que a unidade de ensino vai ampliar as revisões estendendo para a comunidade do bairro Dirceu Arcoverde e demais interessadas. "O projeto Na Rota do Enem é destinado a alunos de terceiro ano da escola, entretanto não nos fechamos para a comunidade. Aparecem pessoas que querem vir assistir aula de redação, e pessoas que já terminaram o ensino médio e não obtiveram êxito e desejam se preparar melhor, então abrimos espaço também abraçando a comunidade", afirmou Alberto Machado.

 

Fonte: Seduc

Facebook