Nessa última quinta-feira, dia 29 de Março de 2018, às 9:00h, na Paróquia Nossa de Nossa Senhora Menina e São Benedito da Barreirinha, em Viana - MA, foi celebrada a Missa Solene da Ordenação Diaconal, na qual Carlos Leal, foi ordenado Diácono da ICAB – Igreja Católica Apostólica Brasileira, sob a presidência do Reverendíssimo Dom José Eustáquio Bispo da Diocese de Viana – São Luís, concelebrada pelo Bispo Auxiliar da mesma diocese Dom Paulo Polidório, e de Padre Humberto Coelho (de Teresina-PI), Padre Luís Gomes (São Luís-MA), Padre Lúcio (Zé Doca-MA), Padre Jefferson Marques (Açailândia-MA), Padre Jocimar (Teresina-PI), Padre Robson Belford (Viana - MA) devotos, familiares, convidados etc.
Quem é Carlos Leal
Carlos Leal é o primogênito de uma família de cinco irmãos, nascido em 26-04-1970, em São João da Canabrava – PI, fez os estudos fundamentais na Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas em Picos, Licenciado em Filosofia, Teologia e Pedagogia com especialização em História, Sociologia, Psicopedagogia e Capelania, é Professor universitário, Professor da rede estadual e municipal de ensino, Foi assessor de comunicação e Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São João da Canabrava, foi professor substituto da Uespi, Líder estudantil, Vereador eleito da mesma cidade. Em 2014 foi iniciou uma caminhada na ICAB – Igreja Católica Apostólica Brasileira, foi aceito em 08-12-2016 como Seminarista e em 29-03-2018 ordenado Diácono da Diocese de Viana – São Luís do Maranhão.
ICAB – Igreja Católica Apostólica Romana
A Igreja Católica Apostólica Brasileira – ICAB foi fundada em 1945 pelo segundo bispo diocesano de Botucatu – Estado de São Paulo da Igreja Romana, DOM CARLOS DUARTE COSTA, hoje São Carlos do Brasil. A ICAB, tem sede e fórum em Brasília com sua sede nacional na Av. W5 sul 910 Brasília DF. É composta por Dezenas de bispos, centenas de padres, diáconos, seminaristas e milhares de fieis e está devidamente representada com dioceses em todos os estados da união e em 18 países.
A ICAB faz o seu apostolado, seguindo os ensinamentos e a ordem do Cristo que diz: “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. (Mt 28,19-20).
Após o cisma que provocara com a Igreja Romana em 1945, viu que Cristo lhe havia confiado esta importante e Santa Missão: fundar uma Igreja do povo, pelo povo e para o povo, que teria a mesma Fé Católica e Apostólica, mas se diferenciando por não ser Romana e, sim, Brasileira, capaz de se expandir pelo mundo, sem aquele poder imperialista, mas com a glória do poder do Espírito Santo. Sem um “Papa”, líder soberano e “infalível” - só Deus é Infalível e Soberano -, sem dogmas, pois o homem tem o livre arbítrio dado por Deus; sem a obrigatoriedade do Celibato, pois o casamento é uma Instituição Divina; sem a necessidade da confissão auricular(particular) e sim falar diretamente com Deus e que todos possam ter uma nova oportunidade de uma vida conjugal abençoada por Deus, não professa a fé no Pulgatório. Uma Igreja pobre, mas que ama a todos e acima de tudo com uma inabalável Fé em Cristo Jesus Nosso Senhor que me faz ter um profundo respeito por todas as denominações religiosas.
Inspirado na frase “Para servir”(Mc. 10,45), fará seu trabalho religioso na região de Picos porém com a certeza que o “O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito” (Jo 3, 8).