Matéria / Educacao

III Conferência Municipal de Educação acontece hoje (06) em Picos

A conferência tem como principal objetivo abrir espaço para a sociedade civil falar e ser ouvida sobre como a educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE.

06/04/2018 | Edivan Araujo
Imagem: Reprodução / Foto: Ascom

Está acontecendo durante todo o dia de hoje (06) a III Conferência Municipal de Educação vai acontecer, em Picos, evento que iniciou a partir das 08:00h, no Auditório da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela. Art. 6°, Lei nº 2664 de 22 de junho de 2015.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito de Picos Padre Walmir Lima (PT), o vereador e líder do governo municipal na Câmara Evandro Paturi, a secretária de Educação Rosilene Monteiro, diretores de escolas, coordenadores, representantes da sociedade civil organizada, secretários municipais e convidados.

Segundo informou a secretária municipal de Educação de Picos Rosilene Monteiro, a conferência tem como principal objetivo abrir espaço para a sociedade civil falar e ser ouvida sobre como a educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE.

A Conae (Conferência Nacional de Educação) tem como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” e vai ser dividida em três etapas: a etapa Municipal, dia 06, a Intermunicipal, que será dia 13 e a estadual que ainda não há data confirmada.

A secretária informou ainda que a primeira conferência aconteceu em 2010 que deu base para a elaboração do Plano Nacional de Educação de 2014. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos, privados e sociedade civil organizada de modo geral podem participar do evento.

Secretária de Educação Rosilene Monteiro

“Para nós é um motivo para trabalharmos ainda mais pela nossa educação, pois a cada ano que se passa aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, e com isso procuramos desenvolver um trabalho que possa melhor o nosso sistema de ensino”, disse ela.

As conferências municipais de educação serão realizadas com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução do PME vigente e auxiliar na elaboração do PNE para o decênio subsequente.

Para o vereador Evandro Paturi essa III Conferência Municipal de Educação visa melhorar e organizar os trabalhos, distribuir as tarefas e definir responsabilidades, pois somente com uma educação com qualidade que se pode construir um futuro melhor para a sociedade brasileira, o parlamentar disse ainda, que tem conversado constantemente com o prefeito Padre Walmir sobre a educação e ele tem dado muito apoio além de ter feito muito já pela rede municipal de ensino, disse ele.

 

Por: Karine Isley de Sousa Costa e Rita Rildânia da Rocha Leal
Edição: Gilciene Monteiro

Facebook