Por Paula Monise
Nesta segunda-feira (04) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Obras iniciou a aplicação de material fresado no trecho carroçal da PI-375, que liga o município à Picos. O material foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Picos, após solicitação da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas) feita ainda no mês de maio.
A ação tem por objetivo melhorar a mobilidade do povo santanense e demais condutores que se utilizam da via. Ao todo, foi destinado ao município 360 metros de material fresado da BR-316 que serão utilizados para recuperar estradas.
Máquinas do município realizaram a terraplanagem
O secretário de Obras, José de Sousa Leal, explicou que anterior à aplicação do material fresado foi realizada a terraplanagem no trecho da rodovia. Segundo ele, a ação vai melhorar significativamente o tráfego de veículos que no período do inverno era marcado pela presença de buracos e no verão pela poeira.
“Estamos aplicando o material fresado que vai melhorar bastante a locomoção dos condutores. Este era um trecho de terra que oferecia bastante risco, principalmente em função dos buracos e da poeira. Nossa expectativa é que com a compactação e um resultado sendo positivo possamos aplicar em outros estradas da cidade”, afirmou o secretário.
O material fresado consiste na reutilização de pavimentação asfáltica que foi removida de rodovias a serem recuperadas. O uso do mesmo apresenta-se como alternativa econômica e ambiental na restauração de pavimentos.
A recuperação da PI-375 é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). Em abril de 2017, foi iniciada a obra de recapeamento asfáltico que foi paralisada dois meses depois. Um ano depois, devido ao estado caótico com a presença de buracos ao longo da estrada e diante das constantes reivindicações do governo municipal, o DER-PI realizou a operação tapa-buraco, mas o trecho carroçal não chegou a receber nenhuma intervenção.
Fonte: Ascom