Nos últimos dois meses, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Picos, registrou um aumento de mais de 200% nos casos de Sífilis. No início de abril deste ano, o número de registros da doença era de 08 casos e na primeira semana de junho subiu para 34.
A coordenadora do CTA, em Picos, Isabel Fontes, explicou que o aumento na quantidade de casos se deve à intensa procura por atendimento no órgão. Ela ressaltou que um fato que chama atenção é o acometimento de gestantes com Sífilis.
“A demanda aumentou nos últimos meses e as notificações também. Atendemos Picos e macrorregião. Um fato que tem chamado atenção é que temos tido seis casos de Sífilis em gestantes. A gestante realiza o pré-natal e ela é referenciada para o CTA para realizar o exame. Quando o resultado é positivo encaminhamos para a Unidade Básica de Saúde, onde ela vai ser acompanhada e tratada”, afirmou a coordenadora.
Em se tratando do quantitativo de AIDS, patologia provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) houve o registro de dois novos casos, totalizando seis.
O CTA é aberto ao público para realização gratuita de testes sorológicos de HIV, Hepatite C e Sífilis. Para ter acesso ao serviço, o usuário basta se dirigir ao órgão portando documento de identidade, comprovante de residência e Cartão SUS. Após a confirmação de alguma destas patologias, a pessoa realiza o tratamento com medicação ofertada pelo SUS.
Fonte: Folhaatual