Matéria / Cidades

Procurador do Município de Picos descarta possibilidade do prefeito pedir licença do cargo

Maycon Luz explica que legislação garante ao gestor alternativa de despachar em casa ou em escritório

26/07/2018 | Edivan Araujo
Procurador do Município de Picos, Dr. Maycon Luz. / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Dizendo que a recuperação do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), surpreendeu até mesmo os médicos que o assistem, o Procurador do Município, advogado Maycon Luz, garantiu que não haverá necessidade do gestor pedir licença do cargo.

Diante da recuperação e da evolução positiva do quadro de saúde do Padre Walmir, Maycon Luz prevê que ele retorne a Picos na próxima semana e, aos poucos comece a despachar normalmente. Dessa forma, acredita o Procurador, não será necessário o pedido de afastamento do cargo à Câmara Municipal.

Maycon Luz ressaltou que, como Procurador fez uma análise jurídica e constatou que a Lei Orgânica do Município traz no artigo 70 a possibilidade do prefeito, se tiver algum problema de saúde, solicitar licença à Câmara de Vereadores. Obviamente, se essa licença se estender por mais de quinze dias.

“Então, dentro de quinze dias não há necessidade de nenhum pedido de licença! O prefeito pode sim despachar de um hospital, se for o caso, pode despachar da casa dele ou do apartamento. Agora, se houver a necessidade de um repouso maior do que quinze dias, aí sim estaremos avaliando a possibilidade de um pedido de licença à Câmara Municipal. O que ele não pode é se ausentar do município por mais de quinze dias sem uma justificativa, pois, nesse caso o cargo poderá ser declarado vago” – argumenta Maycon Luz.

No entanto, como o quadro de saúde do Padre Walmir tem evoluído bem a expectativa do Procurador Maycon Luz é de que na próxima semana o gestor esteja retornando as suas atividades e voltando para Picos.

“Nesse momento não estamos cogitando em nenhuma hipótese a possibilidade de um pedido de licença do prefeito Padre Walmir. Até porque a saúde dele vem evoluindo bem, o quadro de saúde tem melhorado de forma satisfatória, o que nos dá uma esperança concreta de que ele esteja em Picos na próxima semana despachando normalmente como gestor municipal” – acredita Maycon Luz.

Substituto

Em caso de pedido de licença do Padre Walmir (PT) quem assume o comando do Palácio Coelho Rodrigues é o vice-prefeito, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). Eleitos em 2016 por uma ampla coligação de 14 partidos, os dois estão rompidos politicamente desde o último dia 28 de junho.

Fonte: Portal Jornal de Picos

Facebook