Por José Maria Barros
Uma procissão luminosa pelas ruas centrais de Picos encerrou na noite desta quarta-feira, 15, a 168ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da cidade. A programação havia começado no dia 6 de agosto e durante todo o novenário os fiéis lotaram as dependências da Igreja Catedral.
A procissão luminosa deixou a Igreja Catedral por volta das 18h30 e percorreu a rua Santo Antônio, Travessa 15 de Novembro, avenida Getúlio Vargas, praça Félix Pacheco, rua Coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, rua Coronel Francisco Santos, Travessa Benedito Reinaldo e encerrou na praça Justino Luz.
À frente da procissão o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e alguns padres. Durante o trajeto, muitas demonstrações de fé a Nossa Senhora dos Remédios e a Jesus Cristo. Várias pessoas seguiram de pés descalços como forma de promessa e para agradecer as bênçãos alcançadas.
Após a procissão aconteceu à benção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo bispo dom Plínio e o arreamento da bandeira, concluindo a programação festiva.
Missa solene
Pela manhã, no Adro da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, aconteceu a missa solene da festa, reunindo uma multidão que lotou a praça Justino Luz. À tarde, antes da procissão, celebração da Missa de Dedicação da Catedral.
Para o bispo dom Plínio a Festa da Padroeira atendeu as expectativas, pois, segundo ele, o povo compareceu em grande número a todas as novenas e também nas celebrações desta quarta-feira, feriado municipal em Picos.
Jornal de Picos