Matéria / Cidades

Descarte irregular de lixo na PI-375 pode ocasionar incêndios, alerta Prefeitura de Santana do PI

Os entulhos descartados na via estadual são compostos por galhos de árvores, resultado de poda, restos de material de construção, eletroeletrônico, de bares, clubes e similares, dentre outros.

14/09/2018 | Edivan Araujo
Os materiais de refugos foram descartados nas marginais da PI-375. / Foto: Santana Hoje

Desde o último mês de janeiro a população de Santana do Piauí conta com a coleta regular e domiciliar de lixo nas zonas urbana e rural do município, mesmo assim ainda é possível se notar o acúmulo de entulhos nas margens da PI-375, que liga as cidades de Santana e Picos.

Os entulhos descartados na via estadual são compostos por galhos de árvores, resultado de poda, restos de material de construção, eletroeletrônico, de bares, clubes e similares, como latinhas e garrafas, dentre outros.

Os materiais de refugos descartados nas marginais da PI-375, além de contaminar o solo também pode causar incêndios, já que populares costumam atear fogo nos amontoados de entulho. O  risco de incêndio é maior nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, o chamado B-R-O-BRÓ, período mais quente do ano aqui na região semiárida.

Esses mesmos entulhos podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika no período chuvoso.

O trecho que compreende a sede do município à comunidade rural de Queimada da Ema, com cerca de 10Km de extensão, é onde se registra maior acumulo de materiais de refugo, sendo justamente nesse trecho onde vem sendo registrado grandes incêndios florestais ano após ano.

De acordo com o Secretário de Obras, José Leal, o Thi Zé, a coleta de lixo vem ocorrendo de forma regulara na sede do município, sendo que desde janeiro último, a Prefeita Maria José (Progressistas), atendendo a reivindicações de moradores, estendeu a coleta domiciliar também para as comunidades rurais.

“Atualmente, além da sede do município, as comunidades rurais de Barro, Brejinho, Lagoa dos Marcelino, Cancão, Lagoa Seca, Engano dos Porém, Várzea do Engano e Camarada também contam com a coleta regular de lixo”, disse o secretário.

Segundo Thi Zé, o descarte de entulho nas margens da PI-375 está sendo feita irregularmente por terceiros.

“O descarte de refugo nas marginais da via asfáltica não está sendo feito pelos coletores a serviço da gestão municipal, o lixo regularmente coletado pelo serviço de limpeza pública é depositado em local legalizado”, esclareceu o secretário.

Thi Zé finalizou orientando a população santanense que disponham o lixo doméstico para ser coletado pelo serviço de limpeza pública do município, evitando descartar refugo ilegalmente às margens de PI-375 ou em locais como córregos, nascentes e outros. O secretário pontuou pedindo aos moradores que também não ateiem fogo no lixo evitando assim a ocorrência de incêndios.

Fonte: Santana Hoje

Facebook