Por José Maria Barros
Alegando a necessidade de organização administrativa municipal e da execução financeira orçamentária, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), exonerou de uma canetada só todos os servidores comissionados indicados por correligionários políticos.
O decreto foi assinado no último dia 31 de dezembro e cópia publicada no Diário Oficial dos Municípios, edição de quinta-feira, 3 de janeiro. A partir desta data foram exonerados os titulares de cargos em comissão e de cargos de confiança do município de Jaicós, situado na região de Picos.
Ao assinar o decreto o prefeito Neném de Edite isentou de exoneração o Chefe de Gabinete e os secretários municipais da Educação, Finanças, Saúde, Assistência Social e Administração, além da diretora do Hospital Florisa Silva, diretora do Funprej – Fundo de Previdência de Jaicós e os membros da Comissão de Licitação.
Todos esses servidores são comissionados e foram indicados para os respectivos cargos por correligionários políticos ou pela cota do gestor. No decreto, o prefeito Neném de Edite justifica que eles deverão permanecer nos respectivos cargos, tendo em vista a necessidade de continuação dos serviços públicos.
Prática comum
A exoneração no final do ano dos servidores comissionados indicados por políticos é uma prática comum nos municípios piauienses. Os trabalhadores são afastados dois ou três meses e depois retornam a administração e a folha de pagamento até surgir um novo decreto.
Jornal de Picos