Dando início ao segundo dia do Projeto Impacto Sertão Livre, uma programação que se estende até o dia 20 deste mês, o Instituto Livres realizou na manhã de hoje, atividades lúdicas e de entretenimento com crianças carentes de Picos.
Projeto visa ‘trazer alegria’ para a crinaçada
O evento iniciou a partir das 10 horas da manhã no Rotary Clube de Picos, na Rua São Sebastião, próximo à prefeitura e teve presença, é claro, de crianças da redondeza.
O evento iniciou a partir das 10 horas da manhã no Rotary Clube de Picos
“A ideia central do nosso projeto é trazer alegria para as crianças por meio de práticas lúdicas e esportivas. Brincadeiras e contos de histórias para todos. Assim, entendemos que poderemos proporcionar algum momento de lazer e entretenimento a crianças que muitas vezes não vivem essa realidade”, explica a líder de crianças do Instituto Livres, Rosângela Ramos.
A voz da criança
O garoto Iury Costa de 8 anos, disse que está gostando muito porque está brincado e se divertindo com seus amigos locais e conhecendo outros amiguinhos que vieram de longe.
Garota pinta o rosto
“É muito legal. Gostei porque ‘tou’ jogando bola com todos e ‘tou’ me divertindo e conhecendo outros amigos que eu não conhecia”, comenta o garoto.
Atendimento da Defensoria Pública da União
Concomitante, e também parte do projeto em questão, acontece uma série de atendimentos da Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado ao público carente de Picos. Para atender ao público, foi montado uma central com defensores públicos federais e estaduais, onde questões jurídicas poderão ser resolvidas ou encaminhadas, é o que assegura o defensor federal Rômulo Sales.
Pessoas são atendidas por uma equipe de defensores públicos
“A grande intensão do referido projeto é dar assistência jurídica aos mais necessitados, aqueles que não podem pagar um advogado. Nós damos orientações tanto como defensoria pública da união quanto defensoria pública do estado de problemas relacionados a benefícios previdenciários, auxilio doença, pensão por morte, enfim uma gama de questões judiciais as quais as pessoas não podem resolver com advogado particular”, explica Rômulo Sales.
Pessoas aguardam atendimento
O atendimento do grupo de profissionais do direito está acontecendo na Escolinha Tia Celeste, na rua João XXIII, em frente ao estádio Helvídio Nunes.
A voz do povo
O aposentado Francisco da Cruz trouxe aos defensores uma questão que envolve a Associação de Moradores do bairro Aerolânida. Segundo ele, o atendimento e o serviço prestados gratuitamente foram satisfatórios.
“Estou satisfeito. Meu problema foi esclarecido e encaminhado, diz o aposentado Francisco Cruz
“Estou satisfeito. Meu problema foi esclarecido e encaminhado. Resolveu meu problema. Aconselho que as pessoas que tiverem qualquer problema jurídico e que não tenham condições de pagar um advogado venham até à Escolinha Tia Celeste que vocês serão bem atendidos”, avalia o aposentado.
Já a dona de casa Maria Valdereza foi uma das primeiras atendidas pelo grupo de defensores. Ela procurou o mesmo atendimento mas com demanda diferente, ou seja, a dona de casa é hipertensa e está sem medicamento. Segundo explica Maria Valdereza, após uma conversa com o defensor público, foi feito um encaminhamento junto ao médico.
Dona de casa é hipertensa e está sem medicamento.
“O defensor Rômulo encaminho meus papéis para o médico cardiologista e a partir de agora vou buscar meus remédios e saber mais como está minha saúde”, acrescenta.
O Projeto Social Impacto Sertão Livre
O projeto é realizado semestralmente, onde o objetivo visa incitativas de cunho humanitário as quais buscam a mobilização e fortalecimento de vínculos em prol das comunidades sertanejas. O referido projeto inciou suas atividades ainda no dia de ontem em Picos.
Serão dez dias de ações voluntários as quais incluem profissionais liberais como médicos, advogados, dentistas, psicólogos, psiquiatras e os mais variados profissionais cujo intuito é atender a população carente e suas necessidades básicas.
Fonte Ascom