O deputado Themístocles Filho (MDB) foi eleito presidente da Assembleia Legistiva do Estado com 28 votos. Ele ficará à frente do parlamento estadual pelos próximos dois anos, quando completará 16 anos como presidente da Casa.
Em entrevista à imprensa, logo após a votação, ele lembrou que a Casa deve ficar unida para que a Assembleia vote as propostas de interesse do Piauí. Themístocles foi eleito depois que o deputado Hélio Isaías (PP) retirou a candidatura.
Themístocles teve como adversário o deputado Nerinho (PTB), que obteve doi votos. “Estou indo agora para a posse do meu filho em Brasília. Na segunda-feiram quando o governador vier à Casa fazer seu pronunciamento, eu farei um discurso. Falarei tudo. Mas agora o que posso dizer é que é importante que os deputados se mantiveram unidos. O resultado já era esperado. O governador vai encaminhar para a Casa a reforma administrativa. Vamos falar nisso e nos outros projetos de interesse do Piauí”, destacou o presidente reeleito.
Atendendo ao pedido do governador Wellington Dias, os deputados afirmam que irão fazer um esforço para formarem as comissões técnicas em no máximo 10 dias.
Os outros cargos da Mesa Diretora tiveram também 28 votos cada um. A Mesa fica assim composta:
Presidência - Themístocles Filho (MDB)
1ª vice-presidência - Fernando Monteiro (PRTB)
2ª vice-presidência- Dr. Hélio (PR)
3ª vice-presidência - Evaldo Gomes (PTC)
4ª vice-presidência - Firmino Paulo (Progressista)
Primeira Secretaria - Fábio Novo (PT)
Segunda Secretaria - Marden Meneses (PSDB)
Terceira Secretaria - Flávio Júnior (PDT)
Quarta Secretaria - Coronel Carlos Augusto (PR)
Atualizada às 13h23
Por volta das 13h20, o deputado Themístocles Filho foi reeleito com 28 votos. O deputado Nerinho terminou a eleição com 2 votos.
Atualizada às 12h40
Os deputados já deram início a eleição da Mesa Diretora da Assembleia. Os secretários que conduzem a votação são Wilson Brandão, Georgiano Neto, Severo Eulálio e Gustavo Neiva. A posse dos parlamentares encerrou por volta das 12h30.
Os 30 deputados estaduais foram empossados na manhã desta sexta-feira (01), no plenário da Assembleia Legislativa, em solenidade presidida pelo deputado Themístocles Filho e com a presença de várias autoridades entre elas, prefeito Firmino Filho, presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins e do governador Wellington Dias.
Os parlamentares prestaram juramento e assinaram o termo de posse. Logo em seguida alguns subiram até a tribuna onde discursam.
O governador Wellington Dias (PT) participa da solenidade e defende uma boa relação entre o Executivo e o Legislativo. Na primeira visita do ano a Assembleia, Wellington defendeu a redução do tamanho da máquina. Ele pede apoio da Casa para aprovação da reforma administrativa.
"A meta é ter um estado em que as despesas possam ser compatíveis com as despesas. Temos esta meta. Queremos chegar em 2020 com um IDH alto", afirmou.
A deputada Teresa Britto (PV) foi uma das parlamentares a discursar. Ela falou sobre a necessidade de recuperar a imagem da classe política.
"Nesse momento em que a classe política vive um descrédito queremos contribuir para melhorar essa imagem. Vamos trabalhar pelo bem do Piauí e ajudamos a todos que estão conosco desde o começo da caminhada", disse.
O deputado Fernando Monteiro, que concorre à vaga de primeiro-vice, pediu a união da Casa. "Essa Casa está unida. Isso possibilita que possamos avaliar a reforma que o governo irá encaminhar. É preciso manter essa união", disse.
O deputado lembrou que é preciso se unir pelo Piauí. "É preciso deixar de lado questões pessoais. O que importa é trabalhar pelo Piauí. Precisamos avançar em outras ações como os cursos oferecidos. Não podemos nos prende apenas à leis", reforça.
Logo após o encerramento da solenidade de posse, os deputados irão eleger o novo presidente da Casa. Os deputados irão escolher entre Themístocles Filho e Nerinho.
Perfil dos deputados
O perfil dos deputados eleitos na Assembleia Legislativa permanece quase que inalterado. Cerca de 80% dos parlamentares conseguiram reeleição. Os três deputados com mais tempo com mandatos são Fernando Monteiro (PRTB), Themístocles Filho (MDB) e Wilson Brandão (Progressistas). Hoje (1º) acontecerá a posse dos eleitos a partir das 11h. Logo depois, haverá a eleição para a mesa diretora com voto secreto. Dois nomes disputam a presidência, Themístocles Filho e Nerinho (PTB).
O governador Wellington Dias (PT) conseguiu alargar seu leque de apoiadores e a ala governista cresceu. Dos 30 deputados 26 fazem parte da base aliada.
A bancada feminina permaneceu a mesma sendo representada pelas deputadas Flora Izabel (PT), Janaínna Marques (PTB), Lucy Silveira (Progressistas) e Teresa Britto (PV).
Os estreantes na Assembleia Legislativa são Henrique Pires (MDB), Franzé Silva (PT), Francisco Costa (PT), Teresa Britto (PV), Oliveira Neto (PPS), Lucy Silveira (Progressistas) e Coronel Carlos Augusto (PR).
A oposição que em 2014 elegeu 11 parlamentares, este ano caiu para quatro (Evaldo Gomes (PTC), Gustavo Neiva (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Teresa Brito (PV).
A próxima semana irá começar com a indicação de líderes de partidos dos blocos e formação das oito comissões técnicas. A votação da reforma administrativo do governador deverá ser discutida a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Deputados estaduais empossados
Carlos Augusto Gomes de Sousa - (PR)
José Hélio de Carvalho Oliveira - Dr. Hélio - (PR)
Evaldo Gomes da Silva (PTC)
Fabio Núñez Novo - (PT)
Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira -Fábio Xavier (PR)
Fernando Alberto de Brito Monteiro - Fernando Monteiro (PRTB)
Firmino Soares Paulo -(Progressistas)
Flavio Rodrigues Nogueira Junior -Flávio Nogueira Junior (PDT)
Flora Izabel Nobre Rodrigues - (PT)
Francisco de Assis Oliveira Costa - Francisco Costa (PT)
Francisco José Alves Da Silva -Franzé Silva - (PT)
Georgiano Fernandes Lima Neto - Georgiano Neto - (PSD)
Gessivaldo Isaias de Carvalho Silva -Gessivaldo Isaias - (PRB)
Gustavo Neiva Sousa- (PSB)
Hélio Isaias da Silva -(PTB)
Antonio Henrique de Carvalho Pires - Henrique Pires - (MDB)
Janaínna Pintos Marques - (PTB)
João Mádison Nogueira - (MDB)
Julio Ferraz Arcoverde - (Progressistas)
Francisco das Chagas Limma - (PT)
Lucy de Farias Carvalho Soares - Lucy Soares (Progressistas)
Marden Luis Brito Cavalcante e Menezes - Marden Menezes - (PSDB)
José Icemar Lavôr Neri -Nerinho- (PTB)
Miguel Borges de Oliveira Neto - Oliveira Neto - (PPS)
Pablo Dantas de Moura Santos - Pablo Santos - (MDB)
Severo Maria Eulálio Neto - Severo Eulálio - (MDB)
Teresa dos Santos Sousa Britto -Teresa Britto - (PV)
Themístocles de Sampaio Pereira Filho - Themístocles Filho -(MDB)
Wilson Nunes Brandão -Wilson Brandão - (Progressistas)
José Ribamar Nolêto de Santana - Zé Santana - (MDB)
Flash Yala Sena e Lídia Brito
Cidadeverde