Matéria / Cidades

Bocaina realiza V Conferência Municipal de Saúde

O evento foi realizado na câmara de vereadores do município.

05/04/2019 | Edivan Araujo
V Conferência de Saúde de Bocaina. / Foto: Elton Araújo / Agoraed.com

A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a V Conferência Municipal de Saúde de Bocaina com o tema, Democracia e Saúde, Saúde como direito e financiamento do SUS.

O evento foi realizado na câmara de vereadores e contou com a presença do Vice-prefeito de Bocaina, Teodoro João Simão, o Teodorinho, o secretário de Saúde do município, Edilberto Lima, a secretária de Educação, Dra. Fátima Sá, a secretária de Assistência Social, Antônia Leal, o secretário de Agricultura, Vilmar Barros e do vereador Vando Sampaio, juntamente com funcionários de todas as pastas do município.

O Prefeito Dr. Erivelto Sá Barros, pediu desculpas por não poder estar no evento, mas, ressaltou a importância da conferência para a área da saúde.

“A conferência tem como objetivo principal avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde na gestão municipal. Isso significa dizer que as deliberações da conferência devem servir para orientar o administrador e o secretário de saúde na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias no âmbito municipal”, destacou.

O secretário de Saúde, Edilberto Lima, frisou que o governo não obriga os municípios a fazerem este evento, porém o mesmo é realizado a cada quatro anos, e o principal intuito é mobilizar a sociedade como um todo, mostrando os trabalhos que foram realizados e fazendo um novo planejamento estratégico para trazer mais benefícios do SUS, para o município.

“Sabemos que o SUS hoje é muito amplo, porém ainda deixa muito a desejar quanto as necessidades dos pacientes, administradores e gestores, que precisam direta ou indiretamente, seja para utilizar dos seus benefícios como usuários ou para pra buscar melhorias para esses atendimentos”, frisou.

Ele disse ainda que o Ministério da Saúde não impõe diretamente a realização da conferência, mas cobra a sua existência para ascender a discussão e, assim, possa atender as possíveis melhorias solicitadas na área.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook