A Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim realizou na última quarta-feira (10) a sua quarta sessão ordinária de 2019, sob a presidência do vereador Francisco Borges Macedo (Chico Mundico – PTB), e que teve como pauta a votação de projetos do Executivo Municipal, projetos esses que haviam sido enviados para as comissões darem o parecer e agora segue ao plenário para votação.
O primeiro Projeto de Lei trata sobre o piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias do Município de Aroeiras do Itaim, o outro pede alteração no anexo único da Lei municipal que dispõe sobre a concessão de diárias no âmbito do Poder Executivo Municipal e dá outras providências e o terceiro projeto que trata sobre a Semana do Bebê no município aonde ambos foram votados e aprovados por unanimidade, além de aprovados também requerimentos dos vereadores.
O primeiro a usar a tribuna da Câmara foi o vereador José Joaquim Ferreira (Zé Galego) do PTB, que defendeu seu requerimento e disse que os projetos dos executivos teriam seu apoio, pois eles beneficiam diretamente os servidores públicos municipais então tudo que vai de encontro ao servidor terá seu apoio.
Vereador Zé Galego
O vereador aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito pelas obras em andamento no município e disse que o mesmo tem trabalhado muito pela população de Aroeiras, e isso é de suma importância, pois são ações nesse sentido que fazem com que a cidade se desenvolva, disse ele.
O vereador Edivá Barroso (PSB) ao usar a tribuna da Câmara falou sobre os projetos de lei do executivo e que teria seu apoio para aprovação, o mesmo apenas fez uma ressalva dizendo que o Projeto de Lei que trata sobre as diárias do executivo e dos servidores precisava ser melhorar esclarecido, pois no seu entendimento as diárias sendo necessárias para viagens de servidores não poderá definir classe, mais a qualquer um deles que precisar e vai cobrar isso no futuro.
Vereador Edivá Barroso
Sobre o Projeto de Lei que trata sobre o aumento do piso para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, ele disse que existe uma lei do governo federal que estabelece além do aumento o 14º salário que é pago a partir do mês de agosto, ou em último caso o executivo pode pegar esse dinheiro para comprar equipamentos para os agentes, e espera que isso seja cumprido. No final o vereador defendeu seus requerimentos dizendo que todos eles visam melhorias para as comunidades que estão necessitando muito.
O vereador Zenio Neves Holanda Filho (Zenim) do PTC, que também usou a tribuna da Câmara disse que também era favorável a aprovação dos três projetos de lei do executivo, pois todos eles beneficiavam tanto os servidores como de certa forma a própria população, pois um servidor bem tratado ele desempenha suas atividades com mais zelo pela coisa pública. O parlamentar aproveitou também para defendeu seu requerimento.
Vereador Zenim
O presidente da Câmara Chico Mundico iniciou seu pronunciamento defendendo todos os projetos que seriam votados naquela sessão, além dos requerimentos dos seus colegas, pois entende que cada vereador está cumprindo seu papel, o de legislar em favor do povo e fiscalizar as ações do executivo questionando se for o caso.
Presidente da Câmara Chico Mundico
O mesmo também parabenizou a atuação do vereador Edivá Barroso pela sua postura de estar sempre cobrando, mais ao mesmo tempo sendo coerente com aquilo que beneficia a população e os servidores municipais, pois é assim que todos os colegas de bancada deveriam fazer quando necessário.
Agentes de Saúde acompanham votação na Câmara
No final da sessão o presidente da Câmara colocou os projetos de lei em votação e os requerimentos aonde foram todos aprovados por unanimidade.