Atualmente os aplicativos do Piauí possuem 4 mil motoristas em operação e 7 mil cadastrados. / Foto: Reprodução
Motoristas da Uber no Piauí decidiram aderir ao movimento internacional de protesto que deverá ocorrer nesta sexta-feira (10). O movimento se dá em razão da cobrança de taxas, consideradas altas pela categoria, que chegam a 60% por cada viagem, além da insegurança e do cadastramento desenfreado de passageiros sem nenhum critério.
O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Piauí, João Antônio, afirmou que os condutores desligarão os aplicativos a partir da 00h até as 23h59 desta quarta-feira (8). João Antônio informou que os motoristas irão fazer manifestação às 7h na Ponte Estaiada, na zona Leste de Teresina, e às 14h farão carreata até a sede da Uber.
Segundo ele, irão paralisar os motoristas do Uber e os aplicativos 99, Pygo e Mobdrive. A comunicação entre os condutores se dá por grupos de WhatsApp e Telegram, além de páginas do Facebook. A intenção das organizações é, após a paralisação desta quarta-feira (8), fazer um balanço mundial dos atos para depois tomar outras atitudes.
Jean Morais, da Uber, informou que atualmente os aplicativos do Piauí possuem 4 mil motoristas em operação e 7 mil cadastrados.
Para João Antônio, quem está se sentindo descontente é só desligar o aplicativo, isso que recomendamos. Não só da Uber como outros, já que todos estão com preço defasado.
“Antes, a gente destinava 25% do valor cobrado, agora nós estamos pagando em torno de 60%. O que nós estamos reivindicando é mais transparência e segurança”, afirmou João Antônio.
Por trás do ato mundial, que começou com um movimento norte-americano, está a tentativa de motoristas terem aumento no valor recebido. A sugestão é que haja um reajuste na tarifa básica cobrada do passageiro, além de aumento no valor por quilômetro rodado.
"Temos alguns problemas de tarifa, mas também problemas de segurança”, acentuou João Antônio.
Meio Norte