O Poder Executivo através da Presidência da República apresentou ao Congresso Nacional aonde já foi votada em primeiro turno uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para fazer a chamada “reforma da previdência”. Esta PEC prevê mudanças radicais e pesadas para servidores públicos, militares e trabalhadores da iniciativa privada.
A PEC que está senda votada as chamadas mudanças, são só para benefícios a serem concedidos depois que ela for aprovada, e com isso, as discursões em torno do assunto tem ganhado muito espaço, o problema é que grande parte da população brasileira não conhecem as novas regras e nem como elas serão aplicadas a partir de agora.
Pensando nessa problemática atual, o professor de direito e advogado Cássio Luz, da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, levou seus alunos do 9º Ano do curso de direito para discutir o tema com a população picoense, e para tanto, foi montada uma barraca na Praça João de Deus Filho no centro da cidade aonde os estudantes em contato com populares faziam alguns esclarecimentos a respeito dessa reforma que tramita no Congresso Nacional.
O professor e advogado Cássio Luz disse que o objetivo desse projeto era levar os alunos até a população e confrontar o entendimento que eles tinham a respeita da previdência social, ou numa outra hipótese se a população tem conhecimento dessa nova sistemática das mudanças previdenciárias que estão ocorrendo nesse momento.
Segundo o professor, outro objetivo era repassar as informações necessárias de como o trabalhador poderá se aposentar a partir de agora com essas mudanças, inclusive como temas como tempo de contribuição, idade mínima e o valor do benefício. ”Esse projeto foi muito bom por que levou a população um tema atual e ao mesmo tempo fez com que os estudantes tivessem esse contato direto com a população para já irem se acostumando com a futura profissão”, disse ele.