Matéria / Entretenimento

Projeto “É Preciso Cantar” promove grande encontro de gerações do repente

O evento será no sábado, dia 22 de agosto, às 19:30h, o Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer.

10/08/2019 | Edivan Araujo
Imagem:Divulgação / Foto: Ascom

A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, especialmente no sertão, mas, vem conquistando cada vez mais o público também das grandes cidades e não só das cidades do interior. A cantoria vem, de forma crescente, atraindo cada vez mais, grandes plateias.

 “Tradição folclórica brasileira, o repente, a cantoria vai sempre nos encantar, pela beleza e pela espontaneidade de sua poesia e seus versos de improviso. O repente mescla poesia e música, na qual predomina o improviso.

 “Os primeiros repentistas, surgidos no sertão da Paraíba, beberam, com certeza, em outras fontes, assim como os cordelistas. Tanto os repentistas quanto os cordelistas iniciaram sua obra poética em quadras de sete sílabas, como se fazia no velho mundo”

Nosso desejo é que a cantoria se perpetue, vencendo as adversidades e preservando os verdadeiros valores da Cultura Popular.
O Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer, é também palco para esses inúmeros violeiros que nos levam, vez por outra, às lágrimas, com suas canções, às vezes, predominantemente melancólicas e tristes.

Sábado, dia 22 de agosto, às 19:30h, o Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer,  receberá, para alegria de todos nós, o cearense filho da cidade de Aurora, Ismael Pereira, Cantador, Repentista, Escritor Popular, Músico e Compositor, hoje também Advogado, filho do saudoso poeta Manoel Pereira. Dividirá o palco com ele dois grandes poetas piauienses, de José de Freitas, hoje morando em Lavras da Mangabeira-Ceará, Jairo Silva e Jeferson Silva. Poetas grandes, que sem sombra de dúvida, orgulham todos nós piauienses e são garantia da continuidade dessa importante Cultura do Repente, do Verso, da Viola e da Poesia. Consideramos esse evento, imperdível. Entrada Franca. Vamos lá, juntos?                                                                                                                        

INFORMAÇÕES:  (88) 9 99016370 (88) 9 99942712 (89) 9 99834022 – (89) 9 94051274 – (86) 9 99556444.

Facebook