Encerrou na tarde desta quarta-feira (16) o curso de doces e salgados ofertado pela Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), destinado para 18 participantes, ou seja, para aquelas pessoas que gostam de cozinhar e trabalhar com criatividade, além de ter uma nova fonte de renda.
O curso que teve duração de 32 horas foi realizado na sede da Associação e ministrado pela gastrônoma, Gerlândia Santos, da cidade de Altos-PI, que possui vasta experiência no segmento.
Segundo Paulo Dantas representante SENAR que é responsável pela realização do curso em Santana, essa entidade é vinculada a (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.
O SENAR que foi criado pela Lei 8.315 de 23 de dezembro de 1991 nos moldes do SENAI e SENAC e regulamentado pelo Decreto nº 566, de 10 de junho de 1992. É uma Instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à - CNA e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária, por ser composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.
Segundo informou Gerlândia Santos, a participação das pessoas nesse curso foi muito positiva, pois viu muitos deles bem entusiasmados o que mostra que a proposta foi abraçada, além da eficiência no trabalho de confecção dos doces, salgados sejam eles: bolos, pasteis, coxinhas, tortas dentre outros.
Instrutora Gerlândia Santos
De acordo com ela que foi a instrutora, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e colocá-los em prática. “Amei o trabalho deles, foram criativos e muito delicados no fazer, o que é importante para quem trabalha nesse ramo”, disse ela.
Para Luzilândia Rocha que participou do curso disse que ficou muito feliz em poder aprender coisas novas, com novas ideias e exercitar um pouco da prática, pois as vezes as pessoas ficam muito acomodadas quando podem aprender mais, então tira uma lição bastante positiva e aprendeu muito, frisou.
Luzilândia Rocha
Para o Secretário de Agricultura do município, Netinho, as pessoas que participaram do curso aqueles que não são filhas de agricultores, são esposas, ou seja, todos estão ligados a agricultura, e um curso como esse só vem a melhorar a vida deles na comunidade.
O secretário disse ainda que a parceria com o SENAR foi importante, pois através dele outros cursos poderão vira para o município e beneficiar muito mais pessoas, concluiu Netinho.
A prefeita Maria José (Progressista) que também participou do encerramento do curso, disse que toda análise ela é feita sempre pensando naquilo que é positivo, em relação a população principalmente para aqueles que tem a oportunidade de participar e aprender coisas novas para melhorar sua condição de vida.
Prefeita Maria José a terceira da esquerda para a direita
Para Maria José, o que alguns não conseguem ver mais os que participam conseguem enxergar, é que daquele curso eles irão melhorar suas rendas na medida em que colocam em prática, e com isso, vai mais alimento para sua mesa, o que é fundamental para o crescimento familiar com uma qualidade melhor de vida.
“Nós estamos muito feliz em poder ajudar essas pessoas e principalmente em saber que ela também ficaram felizes pela oportunidade de aprender mais”, disse ela.