A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os riscos que as queimadas trazem à saúde. Após o término do período chuvoso, tem surgido queimadas com frequência na cidade de Picos, moradores ateiam fogo em terrenos e lotes baldios, porém, não se preocupam com as consequências.
De acordo com a enfermeira Iane Borges, a inalação da fumaça contribui para o surgimento de problemas respiratórias. “Quando a pessoa entra em contato com a fumaça, ela inala as partículas. Normalmente são partículas finas e ultrafinas que passam através dos pulmões e vão para a corrente sanguínea e aí acaba desenvolvendo algumas doenças”, disse.
Conforme a enfermeira, as principais doenças ocasionadas pela fumaça são a renite, asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela afirma que durante esse período as pessoas que possuem esses problemas de saúde devem obter cuidados redobrados.
Com o excesso de queimadas espalhados pela cidade o recomendado é que as pessoas evitem ao máximo estar próximo as chamas. “Nessas ocasiões é importante principalmente o uso de máscaras, além disso, na própria casa a pessoa deve estar utilizando de panos e toalhas molhadas para aumentar a umidade, bem como, deixar as portas e janelas abertas para facilitar a ventilação da casa”, afirmou a enfermeira.
Ainda de acordo com a enfermeira os tratamentos dependem do tipo das doenças respiratórias. Desse modo, é indicado consultar ao médico para seguir os procedimentos adequados.
Ascom