Um bebê de um ano foi tomado de refém durante uma série de assaltos ocorridos na noite deste sábado (21), no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina.
A criança estava sendo levada pelo avô na bicicleta - por volta das 19h30 - quando um dos assaltantes pegou a criança e seguiu em fuga. Um popular, pensando que era sequestro, avançou para cima do criminoso e na confusão levou um tiro. A dupla fez pelo menos cinco assaltos. Houve pânico no bairro, troca de tiros entre a polícia e os criminosos e a criança foi localizada.
A mãe do bebê, a revisora Adriana Alves de Amorim, 39 anos, conta que se desesperou quando soube que seu filho estava com os assaltantes. Ela foi informada que os suspeitos tinham saído de bicicleta e no impulso pegou uma moto e passou a procurar os bandidos.
"Eu fiquei desesperada, peguei uma moto, sair em várias ruas procurando meu filho. Quando entregaram ele chorei, pensei que não ia vê-lo mais, eu ajoelhei no chão e chorei", disse.
O sargento José Carlos Vieira, do 1º Batalhão, informou ao Cidadeverde.com que a dupla vinha fazendo assaltos usando uma moto Pop 100 vermelha. Segundo o policial, uma das vítimas reagiu ao assalto e na troca de tiros, um dos suspeitos foi ferido.
"Eles pegaram a criança e saíra em fuga. O cerco estava fechado e eles abandonaram a criança no mesmo bairro. Tinha uma carro preto, mas ninguém sabe se era um popular atrás da criança ou era mais um comparsa deles. Tudo será investigado", informou o sargento.
Dois suspeitos foram presos - Jonatas Martins da Silva, 21 anos, e Vinicius de Andrade Silva, 21 anos -. Durante a fuga, Vinicius foi baleado, levou dois tiros, e quase foi linchado pelos moradores do bairro. Ele foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Três celulares, uma carteira, uma moto e a arma usada nos assaltos foram recuperados.
A criança, os pais e as vítimas foram para a Central de Flagrante.
Uma das vítimas foi o entregador de gás, Gesenieldo da Silva Sousa, 33 anos. Ele contou que estava fazendo uma entrega quando os criminosos anunciaram assalto e levaram seu celular e bolsa. Um dos celulares recuperados era de Gesenieldo.
O pai da criança Antônio Hélio Rodrigues de Sousa, 31 anos, que é motorista, disse que testemunhas lhe relataram que foi pedido para os bandidos não levarem a criança, mas eles ignoraram o pedido.
O auxiliar de escritório, Tiago Adão de Sousa, 35 anos, foi um dos herói da noite. Ele conseguiu tomar a criança do bandido. Na briga, ele levou um tiro de raspão no braço esquerdo.
Dentro da Central, os pais da criança se encontraram com Tiago e agradeceram por ele ter salvado o bebê. "Foi Deus que colocou ele naquela hora e naquele lugar", disse emocionada a mãe da criança. Tiago estava em um bar no bairro São Pedro, assistindo o jogo do Flamengo quando se deparou com o bandido levando a criança.
Sargento José Lopes (J. Lopes), da Força Tática do 1º Batalhão, que acompanhou a ocorrência
Por Flash Yala Sena
Fonte: Cidadeverde