Todas as pessoas com mais de 16 anos e que tenham título regular com inscrição nas zonas eleitorais da cidade em que vivem poderão votar neste domingo (6), em todo o país, para a escolha de conselheiros tutelares. Eles são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes.
Neste ano, a eleição ganhou importância devido à polarização dos candidatos, opondo integrantes de alas de igrejas católicas e evangélicas. A votação começou por volta das 08 horas e encerra às 17 horas ou se existir pessoas nas filas vai até a última pessoa votar.
Na cidade de Picos a disputa por uma vaga de conselheiro ficou acirrada nos últimos dias, o que faz com que o pleito seja bem disputado, e o eleitor poderá escolher aquele que se identifica melhor com sua ideologia. Em Picos, por exemplo, o voto é feito em urna eletrônica emprestada pela Justiça Eleitoral.
Quais são as atribuições dos conselheiros?
1 - Atender e aconselhar os pais ou responsável pelas crianças e adolescentes;
2 - Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança para crianças e adolescentes;
3 - Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
4 - Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
5 - Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
6 - Representar ao MP, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
De acordo a coordenadora da Comissão Especial Eleitoral, é importante comparecer para escolher os melhores representantes que vão defender os direitos da criança e do adolescente no município.
Podem votar pessoas em Picos munidos com documento de identificação com foto e título de eleitor.
Nesta eleição 13 candidatos disputam 5 vagas para conselheiros tutelares de Picos. O voto é secreto e facultativo.