A Prefeitura Municipal de Santana do Piauí e a Câmara Municipal realizaram na noite desta quarta-feira (13), uma audiência pública sobre Segurança Pública onde contou com as presenças da prefeita Maria José (PP), do presidente da Câmara vereador Antônio de Hercília (MDB), do procurador do município advogado Dr. Levi, o advogado Dr. Maycon Luz, dos vereadores Marcus Vinícius (MDB), Clarete Rabelo (MDB), Geosmar Pedro de Aquino (PSD), Erisvaldo Batista (PTB), Raimundo Honorato (PTB), Egivan Miguel (PSB), do Comandante do GPM de Santana, Tenente Gomes, do Capitão Elias, Major Mário, secretários municipais e sociedade civil organizada.
População participa da audiência pública na Câmara
A audiência pública tinha como objetivo debater o aumento da violência no município com os recentes crimes de furtos e roubos que tem assustado a população santanense, pois devido ao pequeno contingente da polícia militar na cidade tem deixado os criminosos com mais ousadias, e com isso os delitos tem ocorrido em várias rodovias que corta o município de Santana não só no horário da noite, mais também durante o dia.
Para a vereadora Clarete Rabelo (MDB) que havia entrado com um requerimento na Câmara e aprovado recentemente pedindo uma audiência pública sobre segurança, esse evento foi muito positivo, pois o comparecimento de várias pessoas representando a sociedade civil e militar, deixou a mesma satisfeita, ou seja, alcançou os objetivos propostos.
Vereadora Clarete Rabelo
Segundo a parlamentar, a população do município está assustada com os crimes que estão sendo praticados por criminosos na região e a participação em massa dessas pessoas na Câmara mostra o interesse de todos para resolver esse grave problema, frisou ela.
Para o comandante do Grupamento da Polícia Militar de Santana, Tenente Gomes, a participação da sociedade nessa audiência pública mostra que ela estava preocupada e buscava uma solução para esse caso, assim como ele também que é o atual comandante do GPM e essa responsabilidade recai sobre seus ombros, mais depois de toda essa discussão hoje acredita que deverá haver uma melhora significativa no trabalho ostensivo e no combate à criminalidade naquela região. “Todos os temas que foram debatidos nessa audiência consideramos que atendeu a todas as nossas expectativas, agora é continuar trabalhando para melhorar ainda mais”, comentou o Tenente Gomes.
Tenente Gomes
Para a prefeita Maria José (Progressista) o resultado da audiência pública superou todas as expectativas possíveis, desde as pessoas que aceitaram o convite enquanto autoridades tanto no âmbito da polícia militar através do Coronel Ewaldo Viana que mandou seus representantes, quanto do legislativo com a participação dos vereadores, na classe do direito com advogados e principalmente com a participação efetiva da população da cidade.
Prefeita Maria José
De acordo com a prefeita a população que participou com o interesse de ouvir, mais também pôde debater e fazer seus questionamentos pedindo soluções e um trabalho mais ostensivo por parte das autoridades sejam eles civis ou militares, e uma solução para esse problema só será possível se houver essa parceria entre os órgãos responsáveis pela segurança do município enquanto instituições, mais também a própria população com aquela responsabilidade daquela parceria.
“É bom dizer que todos os órgãos que estiveram nessa audiência se comprometeram em buscar soluções para esse grave problema que tem deixado nossa população apavorada”, disse Maria José.
Para o presidente da Câmara vereador Antônio de Hercília (MDB), o resultado dessa audiência se terá como ver mais para frente numa pratica efetiva, mais que considera muito positivo justamente pelo empenho de todos os órgãos envolvidos, e a certeza que haverá um trabalho voltado para o combate à criminalidade no município de Santana do Piauí.
Presidente da Câmara Antônio de Hercília
Segundo o presidente, a população que teve uma participação importante nessa audiência saiu mais confiante, pois aquilo que eles cobravam que era um trabalho mais efetivo por parte da polícia, ela pôde perceber que existe um empenho maior e logo a cidade de Santana não estará mais vivenciando esse tipo de situação, frisou o vereador.