A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (30) de novembro, o dia “D” da campanha de vacinação contra o Sarampo na UBS Isaac Borges na sede da cidade e na Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Brito, no povoado Barro.
A evento começou por volta das 08h e foi até às 12h e tinha o objetivo de vacinar todas as pessoas que ainda não haviam sido vacinadas durante a campanha, sendo estas na faixa etária de 20 a 29 anos, tanto na zona urbana como na zona rural do município.
Segundo informou o Secretário de Saúde do município, Francisco José de Carvalho (Francisquinho), a campanha atingiu os objetivos propostos, pois durante todo o período, a população foi sendo vacinada para que pudesse atingir a meta desejada pelo Ministério da Saúde, e como Santana do Piauí é um dos municípios que sempre tem procurado cumprir a meta, o mesmo acredita que a campanha de vacinação de combate ao sarampo também foi atingida.
Francisquinho secretário de Saúde
O secretário disse ainda que a grande preocupação da prefeita Maria José (Progressista), é fazer com que as campanhas de vacinação do município sempre atinjam as metas propostas, pois ela tem dado todo apoio para que as equipes possam vacinar a população tanto na zona urbana como rural, pois o importante é não deixar ninguém dentro das faixas etárias sem vacinar, disse o secretário.
Francisquinho informou também que a realidade do município hoje se comparado no início do mandado da prefeita Maria José, é outro totalmente diferente, já que todas as unidades básicas de saúde do município funcionam plenamente, além de ter médicos que atendem a população nos períodos marcados, e a população é atendida dentro da proposta, frisou ele.
A enfermeira da estratégia saúde da família da UBS Isaac Borges, Maria Teresa Guimarães Santos, ressaltou a importância da vacinação tendo em vista o surto da doença que ressurgiu do país, após ser considerada erradicada.
Enfermeira Maria Teresa com equipe da saúde de Santana
“Existe a preocupação dos nossos gestores em torno desta vacinação, pois o Sarampo, muito embora não possa parecer é uma doença perigosa que pode deixar graves sequelas no infectado”, destacou.
Na região de Picos já houveram dois casos confirmados da doença, daí a preocupação da gestão municipal em vacinar o máximo de pessoas possíveis.