Matéria / Cidades

Censo 2020: Picos terá 64 recenseadores para realizar pesquisa

Censo será realizado de agosto à outubro de 2020

20/12/2019 | Edivan Araujo
Agência do IBGE de Picos / Foto: Folha Atual

Em 2020, cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros serão visitados durante o Censo Demográfico. A pesquisa realizada a cada dez anos no país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece um mapa da população nas suas mais diversas características: etnia, religião, número de habitantes, entre outros pontos.

Os dados do Censo 2020 serão coletados de agosto a outubro. Uma verdadeira força tarefa está sendo montada para realização da pesquisa censitária que envolverá 120 mil pessoas.

Em Picos, o processo será articulado por um Agente Censitário Municipal (ACM), um Agente Censitário Supervisor (ACS) e 64 recenseadores.

O técnico de pesquisas na agência do IBGE de Picos, Raimundo Flávio Soares, explicou que existem algumas etapas a serem cumpridas antes da realização do Censo - contratação de pessoas e capacitações.

"Os trabalhos do Censo são separados do trabalho de rotina do IBGE, por isso serão contratadas pessoas em caráter temporário. Já ocorreram dois testes seletivos e estão previstos mais dois para contratação e futuramente acontecem os treinamentos. As pessoas que atuarão no Censo estarão devidamente capacitadas", informou o técnico de pesquisa.

Raimundo Flávio Soares acrescentou que a pesquisa censitária é composta de dois questionários, um deles mais amplo que será aplicado de forma aleatória em 10% dos domicílios visitados.

"Vale frisar que a pesquisa ocorrerá nos domicílios que foram agrupados em setores de acordo com o mapeamento próprio da base territorial do IBGE. Cada recenseador deverá irá trabalhar um setor censitário por vez. Os dados preliminares do Censo serão divulgados na segunda quinzena de dezembro de 2020 e de forma final no segundo semestre de 2021 até o início de 2023", pontuou.

A Agência de Picos acompanhará o processo do Censo em 26 municípios distribuídos em subáreas:  Picos, Sussuapara e Fronteiras.

 

Fonte: Folhaatual

Facebook