Por: Aparecida Mota
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou nesta quinta-feira (30), o dia D do Janeiro Branco na Praça Josino Ferreira.
Foram realizadas as seguintes atividades: roda de conversa, panfletagem, distribuição de lacinhos e acolhimento, além de zumba, música, e atendimentos profissionais para quem procurasse.
“É mais um evento que a Secretaria de Saúde promove, dessa vez o Janeiro Branco que trata da saúde mental, um tema importante nos dias atuais, já que a população está sofrendo com as doenças da alma, que é um dos fatores que mais preocupa, com a inauguração do CIEM (Centro Integrado em Especialidades Médicas), montamos um consultório que conta com psiquiatra e dois psicólogos para atender a população mais carente da nossa cidade”, informou o Secretário de Saúde, Júnior Santos.
Secretário de Saúde, Júnior Santos.
A Coordenadora de Saúde Mental, Santylla Brandão, falou da campanha desenvolvida durante o mês de janeiro, na qual, os Centros de Atenção Psicossociais trabalham com essa abordagem o ano todo para melhor atender a população.
Coordenadora de Saúde Mental, Santylla Brandão.
“É uma ação nacional que discute a saúde mental, uma campanha que visa enfatizar o cuidado da saúde psicológica durante o ano, foi um mês positivo com ações e queremos frisar que trabalhamos a saúde mental o ano todo”, destacou.
Durante todo o mês de janeiro foi realizado ações nas unidades básicas, além dos CAPS que são serviços de referência mental no município, atendendo toda a população que precisa do serviço.
Servidora Pública do Município, Maria de Jesus.
“É um tema de grande importância para nós enquanto população, como o psicólogo falou há pouco tempo é melhor prevenir do que remediar, o cuidado é um fator relevante para nossa saúde, assim a coordenação está de parabéns por essa abordagem aqui na praça”, ressaltou a Servidora Pública do Município, Maria de Jesus.
O objetivo do evento em praça pública foi para sensibilizar as pessoas, motivá-las a refletir sobre saúde mental.
Fonte: Ascom