O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, em entrevista na manhã desta segunda-feira (13) ao Portal de notícias “Boletim do Sertão”, disse que acreditar na possibilidade de já haver casos de coronavírus na cidade devido a subnotificação, pessoas assintomáticas e também pelo fato de muitos buscarem a rede privada para se tratar.
Defendendo o isolamento social como forma de conter o contágio pelo Covid-19, o secretário pede a população do município para atender as recomendações do Ministério da Saúde, para ver se a curva segue achatada para dar tempo aos hospitais se prepararem para atender a população sem causar um colapso, falou.
Dr. Júnior defendeu que a quarentena poderá diluir os casos de coronavírus e com isso garantir o atendimento às pessoas que precisarem. Ele advogou ainda que o comércio permaneça fechado e falou que o município também está sofrendo financeiramente porque não está arrecadando.
“Isso é um sacrifício de todos, então temos que entender, nos irmanarmos, nos unimos para diminuir essa curva e não entrarmos em colapso o nosso sistema de saúde”, declarou.
Dr. Júnior disse ainda que o município tem trabalhado em parceria com a (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares) FEPISERH, presidida pelo deputado estadual licenciado Pablo Santos (MDB), para garantir que mais pessoas possam ser atendidas. De princípio, há a parceria com o Hospital Memorial Do Carmo para a transferência de leitos oriundos de Hospital Regional Justino Luz (HRJL).
Com isso o Hospital Regional terá mais leitos para atender eventuais casos de coronavírus.
Com informações do Boletim do Sertão