Por Paula Monise
Nesta segunda-feira (18 de maio) reforça-se a conscientização sobre o Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Diante da representatividade desta data, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar de Santana do Piauí destacaram a importância desta campanha em prol da proteção das crianças e adolescentes.
O Dia 18 de Maio marca um crime bárbaro – Caso Araceli - que ocorreu em Vitória no Espirito Santo, em 19973. O caso envolveu uma criança de oito anos que foi raptada, estuprada e morta. O crime chocou o país.
No município santanense, a rede protetiva da criança e adolescente que envolve Secretaria de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar realizaram atividades para levar a mensagem de conscientização à população local. Um comunicado vinculado nas ruas da cidade reforça a importância de denunciar a violação de direitos contra crianças e adolescentes, bem como cartazes foram fixados em espaços e órgãos públicos para reforçar a temática.
O vice-presidente do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, Fábio Moura, destacou que denunciar é fundamental para garantir a proteção de crianças e adolescentes. Ele reforça que a omissão é crime.
“Esta data é mais um momento para lembrar a importância da denúncia contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Qualquer mudança de comportamento, qualquer sinal que a família, a população perceberem, não devemos ser omissos, pois a omissão também é crime. Denuncie através do Disque 100 ou acione o Conselho Tutelar”, frisou o conselheiro tutelar.
Fábio Moura/ vice-presidente do Conselho Tutelar
A coordenadora do CRAS de Santana do Piauí, Cintia Nayara Rocha, destacou o papel da família no cuidado e proteção de crianças e adolescentes.
“Hoje é uma data muito importante, de conscientização. É importante que a família tenha um olhar atento aos possíveis sinais que indicam a violação de direitos das crianças e adolescentes. Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, disse a coordenadora.
Cintia Nayara- coordenadora do CRAS
Como denunciar?
Se você presenciou algum caso de violação dos direitos de crianças e adolescentes disque 100 ou acione o Conselho Tutelar de Santana do Piauí através do contato: (89) 9 8817-7113.
Fonte: Ascom