Matéria / Cidades

Prefeito de Picos sancionado Lei que trata sobre a doença fibromialgia

Esse projeto tem como autora a vereadora Dalva Mocó que apresentou ele na Câmara em fevereiro desse ano

10/06/2020 | Edivan Araujo
Vereadora Dalva Mocó / Foto: Reprodução

O Prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), sancionou no último dia, 29, do mês de maio, o Projeto de Lei nº 3027/2020 que dispõe sobre o atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia em Picos – Piauí, onde garante o atendimento preferencial as pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos e empresas privadas instaladas no município.

Ainda segundo o projeto que foi aprovado, a identificação das pessoas com fibromialgia será feita através de carteiras expedidas pela secretaria Municipal de Saúde, bem como a referida Secretaria deverá realizar campanhas de conscientização e tratamento.

A Fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma dor constante em todo o corpo, além de fadiga, indisposição, dores de cabeça, ansiedade, depressão, tontura alteração intestinal e distúrbios do sono. Ainda não tem causa conhecida. E atinge principalmente mulheres entre 30 a 55 anos. Ao todo 3% dos brasileiros sofre com esse problema. Sendo intensamente dolorosa, a pessoa em crise torna incapacitada de realizar atividade do cotidiano seja em casa ou no trabalho e, em inúmeros casos são incompreendidas e/ou negligenciadas dos seus direitos básicos.

A autora desse projeto é a vereadora Francisca celestina de Sousa (Dalva Mocó - PTB), que informou que o objetivo dessa lei é proporcionar melhor qualidade de vida, as pessoas com fibromialgia, bem como, garantir direitos especiais em instituições públicas e particulares, visto que é uma doença muito dolorosa, generalizada e crônica.

Vereadora Dalva Mocó autora do projeto de lei

Para Dalva Mocó, essa é uma conquista da sociedade e principalmente daquelas pessoas que tem essa doença, então discutindo esse tema com mulheres e entidades da cidade de Picos, a mesma resolveu colocar em pauta na Câmara Municipal ainda no mês de fevereiro desse ano, e agora depois de aprovado foi sancionado pelo prefeito Padre Walmir Lima.

“Eu estou muito feliz em ver esse projeto entrar em vigor, pois só assim aquelas pessoas que precisam desse benefício agora poderão usufruir, e é para isso que estamos na Câmara lutando pelos direitos da sociedade picoense”, frisou a vereadora.

Facebook