A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (26), mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador presidente Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília – Progressista), e que contou com a participação de sete dos nove vereadores que compõem aquela casa legislativa.
Na sessão foi apresentado um requerimento do vereador Raimundo Honorato (Mundinho - Progressista), que pedia a prefeitura municipal de Santana do Piauí, a construção de uma academia de Saúde ao ar livre, e também três redutores de velocidade (lombadas), no trecho em que compreende o povoado Queimada da Ema, além de dois projetos de Lei do Executivo Municipal onde o primeiro “Dispõe sobre as Leis Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021 e dá outras providências”, o segundo “Autoriza o Poder Executivo a conceder gratificação temporária aos servidores que exercem atividades presenciais de enfrentamento, prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19) e dá outras providências”.
Presiente Antônio de Hercília e o vereador Marcus Vinicius
Na tribuna da Câmara o líder do governo municipal, vereador Ricardo Rodrigues (Progressista), iniciou sua fala lamentando o falecimento de um tio do presidente da casa que era também o maior produtor de mel do município, e defendeu a aprovação dos dois projetos de Lei da prefeitura, destacando a importância de cada um.
O vereador pediu para que os colegas aprovassem esses dois projetos, o primeiro porque se tratada da LDO, e o segundo seria a criação da gratificação para os servidores que estão na linha de frente no combate ao covid, e aproveitou ainda para falar do trabalho desenvolvido pela prefeita Maria José (Progressista), ao longo de seu mandato, e citou o trabalho que vem sendo realizado na Saúde do Município, assim como nas outras áreas.
Vereador Ricardo Rodrigues
O vereador Antônio de Hercília, lamentou o falecimento de seu tio que morreu essa semana, pois além do grau de parentesco, ele era uma pessoa muito querida no município e também um grande produtor de mel, sendo considerado o maior produtor de Santana do Piauí.
Antônio de Hercília falou também sobre a importância dos dois projetos de Lei do executivo Municipal, pois tanto a LDO que dispões sobre o exercício financeiro para 2021, onde a prefeitura precisa está equilibrada para que o gestor possa trabalhar bem, como também a gratificação para os servidores que estão na linha de frente no combate ao covid.
Para o presidente, a prefeita Maria José, tem trabalhado muito durantes esses três anos e meio de mandato, e uma prova disso tem sido as obras realizadas, as recuperações de estradas, escolas, postos de saúde, atendimento à população nas mais diversas áreas, além de ser uma pessoa que estar presente em todo o município, pois tem a preocupação de ver de perto como as coisas acontecem na sua administração, disse ele.
Presidente da Câmara vereador Antônio de Hercília
O parlamentar aproveitou para pedir que os colegas aprovassem os dois projetos de Lei, e o requerimento do vereador Mundinho, e disse que realmente tanto a academia de Saúde é necessária, como as lombadas em função de ser um local onde os motoristas costumam passar com a velocidade acima do permitido, e isso causa perigo a população local.
O vereador Mundinho pediu aos seus colegas de bancada que aprovassem o seu requerimento, pois lembrou a todos da necessidade de uma academia de Saúde para a localidade Queimada da Ema, pois além de ser hoje um povoado com muita gente, vai levar atividades de saúde para a população local, coisa hoje é muito necessária na vida das pessoas.
Vereador Mundinho
Mundinho defendeu também a construção de três lombadas (Quebra Molas), no trecho do povoado Queimada a Ema, pois segundo ele, o risco de acidente lá é muito grande, pois os condutores de veículos ao passarem por lá, costumam não obedecer a velocidade, e com isso coloca em risco a vida das pessoas.
“Eu já estive conversando com a prefeita Maria José sobre isso e coloquei esse requerimento e peço que os colegas aprovem ele, para que a Câmara encaminhe para a prefeitura para quem saber dentro da realidade financeira do município, isso poderá ser feito o quanto antes”, disse o vereador Mundinho.
No final da sessão foi aprovado por unanimidade os dois projetos de Lei do Executivo Municipal e o requerimento do vereador Raimundo Honorato.