Matéria / Cidades

Covid: município do Piauí decreta Lei Seca e proíbe venda de bebida alcoólica por 15 dias

De acordo com o documento, os estabelecimentos que comercializam outras mercadorias, como supermercados, por exemplo, devem retirar as bebidas das prateleiras

30/07/2020 | Edivan Araujo
Prefeito Francisco Wagner Pires Coelho (Pros) / Foto: Prefeitura de Uruçuí

O município de Uruçuí, localizado a 453km ao Sul de Teresina, proibiu a venda de bebida alcoólica por 15 dias. O decreto, assinado pelo prefeito Francisco Wagner Pires Coelho (Pros), começa valer a partir do dia 3 de agosto e se estende até o dia 18. A medida é para evitar a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o documento, os estabelecimentos que comercializam outras mercadorias, como supermercados, por exemplo, devem retirar as bebidas das prateleiras. Já quem apenas vende este tipo de produto estão impedidos de vender pelo prazo estabelecido.

O decreto proíbe ainda a entrada de veículos em Uruçuí transportando bebidas enquanto vigorar a medida.

De acordo com o prefeito, a medida foi acertada em acordo com os comerciantes. "Isso foi acordado com os comerciantes que vendem bebida alcoólica. Eu queria o decreto para proibir só quinta, sexta, sábado e domingo, durante três finais de semana. Eles preferiram que botasse 15 dias, pois justificava as férias dos funcionários. Não foi nada de cabeça não. Foi feito um acordo com os comerciantes que vendem bebida. Aqui a gente faz tudo com diálogo", disse ao Cidadeverde.com.

Ainda segundo o prefeito, por causa das medidas de isolamento, as pessoas estavam estocando bebida para consumir em banhos e chácaras na zona Rural.

“O problema lá é que, no final de semana, tem o lockdown seguindo o decreto do governo, aí as pessoas compravam tudo quanto era quantidade de bebida, e como é uma região com muitos rios, iam fazer farra. Onde tinham essas aglomerações, quando chegava na segunda-feira iam fazer os testes, e tinha 10, 15 contaminados. Não tendo bebida, não tem motivo de fazer festa, é por isso que vamos fazer isso”, afirmou.

Com 688 casos de covid-19 e 16 mortes, o prefeito disse que Uruçuí ainda não atingiu o pico da covid-19.

“Uruçuí está se aproximando do pico. Está aumentando nas duas últimas semanas e acredito que por mais duas semanas nós vamos atingir o pico e depois começa a queda. Ocorre em todos os lugares”, finalizou.

Hérlon Moraes

Fonte: Cidadeverde

Facebook