Matéria / Politica

Por imunizante contra Covid, Wellington Dias articula reunião com diretor da OPAS e OMS

A pauta da reunião é a vacina contra a Covid-19

31/10/2020 | Edivan Araujo
Governador Wellington Dias / Foto: RobertaAline/Cidadeverde.com

O governador  Wellington Dias (PT) articula uma reunião com Jarbas Barbosa, que é diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). A pauta da reunião é a vacina contra a Covid-19.

Nesta semana, Wellington Dias foi escolhido pelos governadores, no Fórum dos Governadores, para ser o porta-voz nas articulações sobre a vacina da Covid-19 no Brasil.  A reunião com Jarbas Barbosa deve definir uma linha para o desenvolvimento da vacina, no Brasil, em acordo com o trabalho da OMS em todo o mundo.

Na próxima semana, os governadores das cinco regiões vão se reunir com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para tratar do assunto.

Atualmente, dois principais impasses envolvem a vacina contra o novo coronavírus no Brasil: o primeiro é se o medicamento será obrigatório ou não. O presidente Jair Bolsonaro é contra impor a vacinação. O segundo impasse envolve o desenvolvimento da vacina, sendo que há negativa do governo para a produção da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantã, em São Paulo.

Até o momento, os governadores defendem que, independentemente da origem da vacina, todas as pesquisas sejam incentivadas pelo governo e possam ser distribuídas para os brasileiros pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Carlienne Carpaso, com informações do Estadão Conteúdo

Facebook