O governador Wellington Dias (PT) articula uma reunião com Jarbas Barbosa, que é diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). A pauta da reunião é a vacina contra a Covid-19.
Nesta semana, Wellington Dias foi escolhido pelos governadores, no Fórum dos Governadores, para ser o porta-voz nas articulações sobre a vacina da Covid-19 no Brasil. A reunião com Jarbas Barbosa deve definir uma linha para o desenvolvimento da vacina, no Brasil, em acordo com o trabalho da OMS em todo o mundo.
Atualmente, dois principais impasses envolvem a vacina contra o novo coronavírus no Brasil: o primeiro é se o medicamento será obrigatório ou não. O presidente Jair Bolsonaro é contra impor a vacinação. O segundo impasse envolve o desenvolvimento da vacina, sendo que há negativa do governo para a produção da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantã, em São Paulo.
Até o momento, os governadores defendem que, independentemente da origem da vacina, todas as pesquisas sejam incentivadas pelo governo e possam ser distribuídas para os brasileiros pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Carlienne Carpaso, com informações do Estadão Conteúdo