Matéria / Politica

Pesquisa do Instituto DataMax, aponta liderança de Gil Paraibano

O cálculo foi feito com base no número de pessoas habilitadas a votar na cidade de Picos

14/11/2020 | Redação
Candidato Gil Paraibano / Foto: Ascom

Faltando apenas um dia para as eleições municipais em Picos, o Instituto DataMax divulgou na manhã deste sábado, 14 de novembro, a última pesquisa de intenções de votos na cidade. De acordo com o estatístico responsável pela pesquisa e com base nos dados apurados, a vitória de Gil Paraibano (PP) sobre o segundo colocado o candidato Araujinho (PT) seria bem acentuada.

Paulo Rubens que é um dos principais estatísticos responsáveis pela análise da pesquisa afirma que o cálculo de votos é feito a partir do número de eleitores hábitos a votar em Picos, levando em consideração a quantidade de entrevistados na pesquisa e a porcentagem do primeiro e segundo colocado com base na opinião dos picoenses.

A análise foi feita com base no cenário estimulado, onde apresenta o candidato Gil Paraibano (PP) liderando a disputa eleitoral com 45,75%, seguido de Araujinho (PT) com 31,25%, em terceiro lugar Cel. Viana (PSL) com 7,25% e por último Gláuber Silva (PDT) com apenas 2,75% das intenções de votos. Não sabe/ não opina somou 9,50% e nulo e branco 3,50%. A pesquisa do instituto DataMax juntamente com a pesquisa divulgada ontem, pelo instituto Credibilidade reafirmam a vitória de Gil Paraibano, pois ambas trazem a mesma perspectiva de resultado dentro da margem de erro de 5,00% para mais ou menos.

A pesquisa foi realizada na cidade de Picos entre os dias 07 e 08 de novembro, sendo encomendada por Rogério Moura pelo valor de 2.500,00 reais e conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI: 09656/2020. Ao todo 400 picoenses foram entrevistados e são provenientes de 40 bairros e povoados da cidade, tanto da zona urbana quanto rural. A pesquisa conta com um grau de confiança de 95%.

Os picoenses também foram questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito de Picos. De acordo com os entrevistados o candidato mais rejeitado é Araujinho com 28,50%, seguido de Gil Paraibano com 21,50%, em terceiro lugar Cel. Viana com 15,00% e por último, sendo o candidato menos rejeitado de acordo com os entrevistados aparece Gláuber Silva com 12,00%. Não sabe/ não opina somou 10,50%, nenhum rejeitado 9,25% e todos rejeitados 3,25%.

Por: Isael Pereira – Ascom Gil Paraibano

Facebook