A prefeitura de Prata do Piauí, município distante cerca de 90 Km da capital, decretou lockdown em virtude do aumento de casos da covid-19 na região. A medida, que restringe atividades comerciais e proíbe aglomerações, entrou em vigor na última sexta-feira, 20 de novembro, e vale até o dia 08 de dezembro, podendo ainda ser prorrogada.
De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Saúde, Prata do Piauí, que tem pouco mais de 3 mil habitantes, registra 65 casos confirmados da Covid-19 e nenhuma morte.
Entre as justificativas apresentadas no decreto, assinado pelo prefeito Willhelm Barbosa (PT), está o aumento do "número de pessoas que testaram positivo para covid-19 nos últimos dias e o intenso fluxo de pessoas, inclusive crianças e adolescentes, circulando desnecessariamente nas ruas, praças e localidades da zona rural do município".
O decreto estabelece a proibição de aglomerações de pessoas em praça pública, calçadas de residências ou em frente a estabelecimentos comerciais, com exceção de clientes que estão à espera de atendimento, observando a distância mínima de dois metros entre pessoas.
O decreto também proíbe o funcionamento do comércio de bebidas alcóolicas. O funcionamento bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e trailers também fica suspenso, ficando autorizado apenas a venda através do sistema de delivery.
Também ficou defina a proibição do funcionamento de clubes, academias, casas de espetáculos, além de eventos esportivos, públicos e privados. Atividades religiosas também foram suspensas, ficando permitidas somente as transmissões por meio de redes sociais.
Os proprietários de estabelecimentos comerciais que descumprirem as determinações expressas no decreto ficam sujeitos a multas no valor de R$ 1 mil, além do fechamento imediato e proibição de funcionar por tempo indeterminado.
O decreto da Prefeitura de Prata do Piauí também estabelece horário de funcionamento de atividades essenciais, bem como as exigências para o funcionamento das atividades, como o fornecimento de equipamentos de proteção e controle da movimentação de pessoas.
Prefeito testa positivo
Entre os moradores de Prata do Piauí que testaram positivo para a Covid-19 está o próprio prefeito, Willhelm Barbosa. Com sintomas da doença, ele cumpre isolamento social desde a semana passada em sua residência em Teresina.
"Estou fazendo tratamento em casa mesmo, isolado. Não foi preciso internação. Já tive febre, tosse e falta de ar, mas estou bem melhor e tomando medicamentos", informou o prefeito ao cidadeverde.com, ao ressaltar que o pai, de 83 anos, também testou positivo e cumpre isolamento social.
Foto: Arquivo Pessoal
Willhelm Barbosa associa o aumento dos casos de Covid-19 em Prata do Piauí e região ao período eleitoral. Ele acredita que muitos eleitores que moram em outras cidades e votam no município podem ter contribuído com o aumento da contaminação.
"Simplesmente, a doença se espalhou. A cada dia, temos percebido o aumento do número de casos. Muitas pessoas, de Teresina e outros locais, estiveram em Prata o que causou esse aumento. Já estamos com 72 casos. Está controlado, mas resolvemos fortalecer a prevenção", disse o prefeito, que pretende retomar suas atividades na administração do município em sete dias.
Willhelm Barbosa, o Neguim Barbosa (PT) disputou a reeleição no último dia 15 de novembro, mas acabou derrotado por Neto Mendes (Progressistas), que obteve 52% dos votos válidos.
Fonte: Cidadeverde