A prefeitura de Júlio Borges, município distante cerca de 600 Km ao sul capital, decretou lockdown em virtude do aumento de casos da covid-19 na região. A medida restringe atividades comerciais e proíbe aglomerações até o próximo dia 30 de novembro.
De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Henrique (Progressistas), estão autorizados a funcionar no município somente farmácias, drogarias, serviços de saúde, imprensa, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery, exclusivamente para alimentação, e serviços de auto atendimento bancário.
Também ficam autorizados a funcionar borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados rodovias, incluindo os situados em trechos urbanos.
O decreto também determina que a fiscalização das medidas será exercida pela vigilância sanitária municipal, com o apoio da Polícia Militar, que atuarão para dispersar aglomerações e evitar o consumo de bebida alcoólica em locais públicos.
De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Saúde, Júlio Borges, que tem pouco mais de 5 mil habitantes, registra 38 casos confirmados da Covid-19 e três óbitos.
Júlio Borges é o segundo município piauiense a decretar medidas restritivas ao comércio após as eleições municipais. Um decreto estabelecendo locdown também foi expedido pela Prefeitura de Prata do Piauí.
Cidadeverde