Matéria / Politica

Amostragem: Dr.Pessoa tem 65,69% e Kleber, 34,31%

O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos

28/11/2020 | Redação
Dr Pessoa e Kleber Montezuma concorrem ao segundo turno / Fonte: Meio Norte

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem no dia 26 de novembro com 800 eleitores em Teresina aponta o candidato à prefeito Dr Pessoa (MDB) na liderança com 65,69% das intenções de votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem/preferem não opinar. 

O candidato do PSDB, Kleber Montezuma aparece com 34,31% das intenções, segundo a pesquisa. O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Ainda na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentado o disco com o nome dos candidatos, mas considerando as menções de brancos/nulos e os que não sabem ou preferem não opinar, o candidato Dr Pessoa (MDB) tem 58,88% das intenções de votos, enquanto Kleber Montezuma (PSDB) aparece com 30,75%. Neste recorte, 6,88% dos entrevistados apontaram a pretensão de votar em branco/nulo ou nenhum; e 3,5% não sabe ou não opina. O levantamento do Amostragem foi encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, sendo registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PI-07504/2020 no dia 20 de novembro de 2020.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Dr Pessoa tem 51,75% na espontânea e Kleber Montezuma 26,38%.

Na pesquisa espontânea realizada pelo Amostragem, ou seja quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, o ex-deputado estadual Dr Pessoa (MDB) aparece em primeiro lugar com 51,75% das intenções de votos.

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Concorrendo à Prefeitura pelo PSDB, o ex-secretário municipal de educação Kleber Montezuma (PSDB) tem 26,38% das intenções de votos. Neste recorte, o índice de entrevistados que não sabe/não opina dá um salto, chegando a 12%; as menções de intenção de voto branco/nulo ou nenhum atinge o patamar de 9,88%.

Firmeza na intenção de voto

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

Os dois candidatos que concorrem ao segundo turno na capital piauiense aparecem com altos índices de firmeza na intenção de voto, segundo pesquisa do Instituto Amostragem. Entre os eleitores entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Dr Pessoa (MDB), 86,62% apontaram que não mudam, já está decidido; enquanto 10,62% indicaram que ainda podem mudar de candidato até o domingo 29 de novembro. Os eleitores que não sabem/não opinam atinge 2,76%.

Dentre os eleitores entrevistados que sinalizaram a intenção de voto no candidato Kleber Montezuma (PSDB), 86,59% indicaram que não mudam, já está decidido; 11,38% dos entrevistados apontaram que ainda podem mudar, enquanto 2,03% não sabe ou não opina.

 

Evolução na pesquisa estimulada

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

O Instituto Amostragem ainda divulgou a evolução na pesquisa de intenção de voto estimulada, no segundo turno das eleições em Teresina foram realizados três levantamentos. Neste sentido, o candidato do MDB, Dr Pessoa, apresenta uma elevação de 7,13 pontos percentuais na pesquisa realizada no dia 26 em comparação a realizada no dia 24, oscilando de 51,75% para 58,88% das intenções de votos.

O candidato do PSDB, Kleber Montezuma, apresenta uma oscilação negativa de 3,37 pontos percentuais, de modo que na pesquisa do dia 24 de novembro ele aparecia com 34,12% das intenções de votos, registrando 30,75% das intenções no levantamento realizado no dia 26 de novembro na capital piauiense.

Houve uma queda nos eleitores indecisos, ou seja naqueles que não sabem/não opinam, no levantamento anterior este grupo somava 4,62% e agora representa 3,5%. Os eleitores entrevistados que declararam a intenção de votar em branco/nulo ou nenhum chegou ao menor patamar dos três levantamentos, oscilando de 9,5% para 6,88%.

 

Evolução na intenção de votos válidos

Amostragem divulga pesquisa do segundo turno para prefeito de Teresina

No que se refere a intenção de votos válidos, ou seja, excluindo brancos/nulos ou nenhum e aqueles que não sabem/não opinam, o candidato Dr Pessoa (MDB) oscilou de 60,26% para 65,69% das intenções. Uma elevação de 5,43 pontos percentuais no comparativo com a pesquisa feita no dia 24 de novembro.

O candidato Kleber Montezuma (PSDB) apresentou uma oscilação de 39,74% na pesquisa feita no dia 24 de novembro para 34,31% no levantamento feito no dia 26; uma queda de 5,43 pontos percentuais no período.

Facebook