Desenvolvido pelo TSE, o aplicativo Pardal já recebeu, até este sábado (30), 260 denúncias de irregularidades relacionadas à campanha eleitoral em Teresina, levando em conta o primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020. De acordo com a plataforma, a maior parte denúncias na capital está relacionada a irregularidades na propagada eleitoral.
Em todo o Piauí, a plataforma já registra 856 denúncias relacionadas a irregularidades no processo eleitoral.
O aplicativo continua disponível e recebendo denúncias durante este domingo (29), segundo turno das eleições municipais. Os eleitores podem enviar fotos, vídeos ou relatos de irregularidades relacionadas à propaganda ou a crimes eleitorais, como boca de urna e compra de votos.
O aplicativo Pardal está disponível para aparelhos Android e IOs, além de possuir uma versão para Web. A ferramenta foi criada com objetivo de incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular.
Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral do estado informado pelo denunciante como local da ocorrência ficará encarregado de analisar as denúncias.
Fonte: Ciddaeverde