Matéria / Geral

Ortopedista faz alerta para o tratamento da capsulite adesiva do ombro

A doença causa inflamação da cápsula articular, restringindo os movimentos dessa articulação

11/12/2020 | Redação
A Dra. Sara faz alerta para o tratamento da capsulite adesiva do ombro / Foto: Ascom

Dores na região dos ombros são comuns e os motivos para esses desconfortos podem ser diversos. Entre eles está a Capsulite Adesiva do Ombro, que é uma doença sem causa determinada e acontece devido à inflamação da cápsula articular, restringindo os movimentos dessa articulação. O alerta se dá porque no seu primeiro estágio, além da dor, os exames de imagem não mostram nada significativo, por isso o problema pode ser confundido com outras doenças. 

Após esse estágio inicial, ocorre a fase de congelamento, período em que além da dor o paciente começa a apresentar limitação para realizar movimentos com o braço. A Dra. Sara Portela (CRM -PI 4944), ortopedista e especialista em ombro, pontua que a partir de então é mais fácil o diagnóstico. “Apesar de não ter causa definida, o que se percebe é que pacientes diabéticos e/ou com algum transtorno emocional, psicológicos são os mais acometidos”, explica. Ela ainda acrescenta que isso é percebido pelos relados dos pacientes que têm rotina estressante ou passam por situações que provocam essas inquietações, como no trabalho ou família.

Especialista mostra como se deve trabalhar esses exercícios físicos

Geralmente o problema se apresenta somente em um dos ombros por vez, sendo raro ocorrer a bilateralidade. Entre os especialistas, é de comum acordo que o tratamento precoce, após os primeiros sintomas, é o ideal.  A Dra. Sara destaca que ele “consiste no uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapias. Em alguns casos é necessário a associação de anticonvulsivantes e antidepressivos que auxiliam no tratamento de dores mais difíceis de serem tratadas com medicamentos convencionais”, informa.

Fonte: Ascom

Vale lembrar que a capsulite adesiva pode se apresentar tanto em pacientes mais jovens como idosos, homens e mulheres. Além disso, é fundamental ressaltar que nem toda dor no ombro está relacionada à capsulite adesiva. “Mas essa deve ser uma hipótese a ser considerada diante de um paciente que não tenha achados relevantes no exame físico e de imagem que justifique, especialmente se na anamnese for identificada algum fator que predisponha”, recomenda a Dra. Sara.

A ida dos pacientes ao ortopedista especialista em ombro é imprescindível para tratar e garantir uma boa recuperação da saúde.

Facebook