Matéria / Geral

Governador do Piauí prevê vacinação contra a Covid-19 em janeiro e 700 mil imunizados na 1ª fase

Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, a estimativa é de 700 mil pessoas imunizadas na primeira fase da vacina

11/12/2020 | Redação
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo / Foto: Reprodução

O governador Wellington Dias (PT) afirmou, em entrevista à TV Clube nesta quarta-feira (9), que acredita na possibilidade da vacinação contra a Covid-19 iniciar em janeiro de 2021 no Piauí. Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, a estimativa é de 700 mil pessoas imunizadas na primeira fase da vacina.

“Dia 15, por exemplo, o Butantan vai entregar o relatório que a Anvisa já acompanha da vacina [Coronavac]. A expectativa é que a Anvisa não precisa levar 60 dias, porque ela já acompanha toda a fase 3 da vacina. Ela foi na China, pegou informações da fase 1, da fase 2, das fábricas, indústrias, dos componentes, da fórmula, de tudo. Então, o que a Anvisa vai fazer? A bula. Ela tem informações bem antecipadas de que, agora, é só checar com as últimas testagens. Então, o que eu afirmo é que, na minha opinião, no máximo em janeiro sim, a gente tem vacinação no Brasil e no Piauí”, disse.

Além disso, Wellington também citou que o país irá receber, em janeiro, 70 milhões de doses da Pfizer, vacina já aprovada no Reino Unido e Estados Unidos.

“Quando, por exemplo, a FDA aprovou ontem a vacina da Pfizer, que produz em vários lugares do mundo e já tem uma encomenda de 70 milhões de doses para o Brasil, com promessa de entrega em janeiro. Nós pedimos ao ministro que examinasse se poderia antecipar 8 milhões e meio de doses, pois isso daria para imunizar todos que vão participar do processo de vacinação. O fato é que teremos laboratórios produzindo e agências reguladoras reconhecendo”, ressaltou.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estratégico de Vacinação do Brasil, a campanha será dividida em pelo menos três fases. Wellington informou que a expectativa é que sejam imunizados no Piauí, na primeira etapa, aproximadamente 700 mil pessoas.

“É o pessoal que está trabalhando diretamente com a Covid-19. Aí tem Saúde, Segurança, Vigilância Sanitária, Transporte, que vão trabalhar com a vacinação. São mais ou menos 700 mil pessoas na primeira fase, e aí inclui os com mais de 60 anos, as pessoas com comorbidades, enfim, porque aqui é onde a gente tem a taxa mais elevada tanto de internações em UTI como de óbito”, explicou o gestor.

Inclusão dos profissionais de educação

Além dos grupos prioritários, o governador defende que sejam incluídos, ainda na primeira fase, os profissionais da educação.

“Pedimos ontem, ao ministro, para além desses setores, incluir a área da educação. A importância da volta das universidades, das escolas. A gente vai trabalhar para que, até fevereiro, vacinar esse público para março começar as aulas já com todo mundo vacinado, inclusive os alunos”, disse.

Logística

Além da organização feita pelo Ministério da Saúde, o Piauí também terá o seu plano com a definição da quantidade de postos, armazenamento, transporte das doses e quem são os públicos prioritários numa primeira fase.

“Vamos ter uma coordenação em cada município, uma coordenação regional, são oito regiões de saúde, e ao mesmo tempo, a garantia de que cada entrega é distribuída dentro dos critérios do plano nacional”, adiantou.

Reunião em Brasília

Reunião aconteceu entre o ministro Pazuello e os governadores em Brasília (DF) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

Reunião aconteceu entre o ministro Pazuello e os governadores em Brasília (DF) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

Wellington Dias, juntamente com outros governadores, se reuniram na manhã dessa terça-feira (8) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19. O gestor do Piauí defendeu que nenhum estado vacine a população contra a Covid-19 sem que outras unidades federativas façam o mesmo. Para ele, o objetivo é evitar a discriminação contra outros estados e permitir que a população de todo o país seja vacinada simultaneamente.

Fonte: G1 PI

Facebook