Matéria / Politica

Wellington Dantas pede a implantação do Centro Integrado de Educação Especial em Picos

O vereador defendeu a implantação do CIES na cidade de Picos

20/12/2020 | Redação
Vereador Wellington Dantas / Foto: Aquivo Pessoal

Na última sessão ordinária realizada quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Picos, o vereador Wellington Dantas, apresentou um requerimento que foi aprovado em plenário, onde requereu do Secretário Estadual da Educação – Ellen Gera e do Secretário Estadual da CEID - Senhor Mauro Eduardo, que seja implantado na cidade de Picos um Centro Integrado de Educação Especial.

Na defesa do requerimento, o vereador falou sobre a importância do Centro Integrado de Educação Especial, onde a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais se faz mediante as atitudes individuais e coletivas de cada um dos envolvidos no processo e disso depende muito o seu dia-a-dia.

Centro Integrado de Educação Especial

O Centro Integrado de Educação Especial - CIES, é uma instituição ligada à Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC, através da Gerência de Educação Especial, em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID, que presta atendimento a crianças e adolescentes com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 2 a 14 anos, teve sua inauguração em 16 de abril de 2007, dispondo de uma equipe multiprofissional, que envolve professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e nutricionistas, dentre outros profissionais.

Wellington Dantas falou também sobre o trabalho no CIES, que visa propiciar suporte aos referidos adolescentes e crianças, através do Atendimento Educacional Especializado, para que haja uma inclusão, a contento, na rede regular de ensino.

Segundo o vereador, a missão do Centro Integrado de Educação Especial é oferecer atendimento educacional especializado como condição para atender as exigências atuais do processo inclusivo. “Queremos que a Câmara encaminhe nosso requerimento aos referidos secretários para que a gente possa cobrar a implantação do CIES em nossa cidade”, disse ele.

 

Facebook