Matéria / Geral

Hemopi pede doações de sangue para garantir estoque no fim de ano

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está precisando de doações de sangue para repor o estoque

25/12/2020 | Redação
Hemopi de Picos / Foto: GP1

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está precisando de doações de sangue para repor o estoque e assegurar a distribuição de bolsas sanguíneas às unidades hospitalares durante o mês de dezembro.

De acordo com o diretor do centro, Jurandir Filho, por conta da pandemia o Hemopi sofreu uma grande redução no número de doações ao logo do ano e o déficit de bolsas de sangue preocupa mais ainda no mês de dezembro.

“Estamos com uma série de ações no intuito de conscientizar ainda mais a população para a doação de sangue, sabemos que devido a pandemia de coronavírus nos últimos 9 meses tivemos uma redução significativa na doação de sangue e com isso ficamos com nosso estoque comprometido”, explica o diretor.

Neste mês, onde são celebradas as festividades de fim de ano, os riscos de acidentes de trânsito aumentam, sobretudo porque as rodovias ficam mais agitadas com a movimentação de pessoas para as comemorações de Natal e Ano Novo. Com o estoque comprometido, o Hemopi necessita intensificar as doações para garantir a reposição no banco de sangue.

“Agora no mês de dezembro que é um mês que historicamente ocorre uma redução significativa por conta das festividades e as pessoas tendem a ter outras prioridades, a gente tem um receio maior de que tenhamos um déficit ainda maior e precisamos dessa conscientização”, completa.

Funcionamento

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí funciona segunda a sábado no horário de 7h15 da manhã até as 18h da tarde. No entanto estará fechado no feriado do dia 25, data alusiva ao Natal, e também no Ano Novo, dia primeiro. Nos demais dias o funcionamento segue normalmente para colher as doações.

“Estaremos fechados dia 25, que é o Natal, e dia primeiro de janeiro, no Ano Novo, mas deixamos claro que nosso setor de distribuição estará funcionando normalmente para abastecer as unidades hospitalares garantindo o acesso às bolsas de sangue neste fim de ano”, finalizou.

 

Com informações do GP1

Facebook