Matéria / Cidades

Vacinação da Covid-19 terá início nesta quinta (21) em Picos

Serão quatro postos referenciais de imunização: Belinha Nunes, Antenor Neiva, Junco e Canto da Várzea

19/01/2021 | Redação
Momento da coletiva de imprensa / Foto: Portal AgoraED

Na manhã desta terça-feira (19), durante coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil Medeiros, anunciou que o município recebeu 750 doses da Vacina Coronavac, em prevenção à Covid-19. A campanha de vacinação terá início nesta quinta-feira (21) e toda logística foi montada. Serão quatro postos referenciais de imunização: Belinha Nunes, Antenor Neiva, Junco e Canto da Várzea.

O secretário informou que a vacina chegou às 07h30mi desta terça-feira (19), no Aeroporto Regional de Picos, vacina que imuniza contra o novo coronavírus, doença que já matou 99 moradores do município e infectou mais de 5.000.

Secretário de Saúde Aldo Gil

“A vacina foi encaminhada para IX Regional de Saúde e deveremos estar recebendo no município de Picos essas doses, o treinamento se dará hoje à tarde via online para os profissionais que estão ligados a vacinação e se Deus quiser daremos início na quinta-feira pela manhã a vacinação”, pontuou o secretário de Saúde.

Aldo Gil frisou que essas primeiras doses serão destinadas aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento a pandemia do coronavírus, e aos idosos institucionalizados, no caso os que vivem no Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, que é carinhosamente conhecido como Abrigo dos Velhos.

A Supervisora de Imunização da SMS, Mariana Fontes, disse que nesse primeiro momento quatro Unidades Básicas de Saúde serão referência para vacinação contra a COVID em Picos. Ela informou ainda que o Abrigo Joaquim Monteiro no bairro Junco que será contemplado com a vacinação, os profissionais da secretaria de Saúde irão até lá para aplicar a vacina nos idosos, pois como estes não tem como se deslocar, o órgão providenciará a vacinação, disse ela.

Coordenadora de Imunização Mariana Fontes

O secretário de Saúde ainda pediu paciência a população picoense, e que disse que esse primeiro momento serão para vacinar as pessoas que atuam na linha de frente do Covid-19, no caso, os profissionais da saúde, e posteriormente outros grupos serão vacinados de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, então não há necessidade de uma corrida as postos de Saúde nesse primeiro momento porque quem não estiver dentro do critério não será vacinado, logo após essa primeira etapa, aí sim, informou Aldo Gil.

“Nós acreditamos que até o final do ano iremos vacinar muitos picoenses, pois existe uma garantia do Ministério da Saúde que mais doses serão distribuídas para todos os estados do Brasil, então vamos trabalhar para que todas essas doses cheguem a nossa cidade para vacinar nossa população”, falou o secretário.

 

Fonte: Portal O Povo

Texto complementar / Portal AgoraED

 

Facebook