Matéria / Cidades

Bocaina inicia vacinação contra Covid-19 nos profissionais de saúde

A campanha iniciou na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, no hospital municipal Jomásio dos Santos Barros, no bairro Bela Vista

21/01/2021 | Redação
Início da campanha de vacinação / Foto: Cidadesnanet

Os profissionais da Saúde da cidade de Bocaina, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (COVID-19), começaram a tomar a primeira dose da vacina (CoronaVac).

A campanha iniciou na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, no hospital municipal Jomásio dos Santos Barros, no bairro Bela Vista.

A aplicação das vacinas ficou a cargo das profissionais Daniela Macedo e Maria Rosa que são enfermeiras do Programa de Saúde da Família e da técnica de Enfermagem, Francivânia Mendes.

Enfermeiras do PSF: Maria Rosa, Daniela Macedo e a técnica de Enfermagem Francivânia Mendes

 

Os três primeiros profissionais imunizados com a primeira dosagem foram: o médico do PSF, Dr. Gilberto Barros; a enfermeira do Centro Covid Juliana Barros, e, a técnica de Enfermagem, Denise Leal.

 

Para a enfermeira Juliana Barros que trabalha no Centro Covid, a chegada da vacina traz alegria visto o anseio de toda população e dos profissionais de saúde que trabalham para o desenvolvimento da cura do coronavírus que ao longo do tempo já ceifou milhares de vidas em todo o mundo.

“É um sentimento de felicidade porque foi uma coisa que demorou muito e que embora tenha vindo poucas doses já é um grande avanço para toda equipe de saúde e também para a população. A gente fica muito alegre por conta da imunização. O sentimento é de alegria”, declarou a enfermeira Juliana Barros.

Emocionada com a chegada da vacina contra a Covid-19, a dentista, Denise Leal Barros, enalteceu o empenho dos cientistas e disse que acende o sinal de esperança da cura do vírus.

“A minha profissão é de risco porque a gente atua diretamente na área respiratória, na boca. Então, estávamos expostos durante essa pandemia e tomar a vacina é a vitória da ciência contra tanta desinformação que tem circulado por aí”, pontuou.

“Poder receber uma vacina que tem a tecnologia de fora, mas é feita no Brasil, com a expertise dos cientistas brasileiros isso é muito importante. É esperança! É sinal da esperança de que tudo vai passar e vai se resolver sim”, ressaltou a dentista Denise muito otimista.

O prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, fez uso da palavra onde esclareceu como será o procedimento de imunização e tranquilizou a população quanto a distribuição das vacinas.

“Existe as prioridades. Fiquem tranquilos, pois aqui não tem politicagem nem partidarismo. Foram determinados critérios e vamos seguir a ordem. Primeiro o centro Covid que está cadastrado e é prioridade. Depois vamos vacinar SAMU e o PSF que é o médico, dentista, o técnico e o enfermeiro. Ninguém vai tomar a frente de ninguém e vai ser tudo na hora […] Espero que todos compreendam. Quando vier as outras vacinas, que eu espero que seja logo, como promessa para fevereiro vamos primeiro terminar o pessoal da saúde, aí entra os idosos, que vai ser por faixa etária, como todo mundo já sabe. Nós vamos seguir os critérios de acordo com o número de vacinas. Quem tiver dúvidas está o secretário de saúde aqui e quem quiser pode me procurar. Vamos trabalhar todo mundo junto, que, com paciência, no final tudo vai dar certo”, explicou o prefeito de Bocaina colocando-se à disposição da sociedade bocainense.

O secretário de Saúde de Bocaina, Edilberto Dantas, ressalta que na primeira etapa da campanha em Bocaina, 38 doses chegaram ao município destinadas aos profissionais da linha de frente no enfrentamento a Covid. O gestor da pasta esclareceu também sobre a documentação necessária e ministração de doses da vacina.

Da esq. p/ dir.: Secretário de Saúde, Edilberto Dantas; vice-prefeito, Gilberto Filho; e prefeito Erivelto Barros.

“A quantidade de vacinas é 38 destinadas inicialmente aos profissionais da saúde que estão na linha de frente em combate a Covid. Vai ser ministrada em duas doses sob orientação da equipe de vacinação. No momento contempla apenas 34%, ou seja, 38 profissionais. É necessário o cartão do SUS e se possível o cartão de vacina”, explicou Edilberto Dantas.

Chegada da vacina

1.500 doses da vacina chegaram na regional de saúde de Picos distribuídas em 22 municípios que compreendem a microrregião picoense.

A tabela de distribuição da vacina (CoronaVac) contra Covid-19 foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), na terça-feira, 19 de janeiro, para as regionais de saúde que abrangem os 224 municípios do Estado.

No Piauí, mais de 70 mil trabalhadores de saúde vão receber a vacina durante a campanha nacional de vacinação. Além desses, 244 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados também serão vacinados no estado.

Fonte: Cidadesnanet 

Facebook