Matéria / Geral

Teresina receberá mais 15 pacientes de Manaus com Covid, diz FMS

Esta é a segunda vez que a cidade receberá pacientes de Manaus, que vive um colapso na saúde pública por desabastecimento de oxigênio nos hospitais

23/01/2021 | Redação
Pacientes com quadro moderado de Covid-19 são recebidos em Teresina, no Piauí, após serem transferidos de Manaus / Foto: João Allbert/Agif/Estadão Conteúdo

Por Maria Romero, G1 PI

Teresina receberá mais 15 pacientes de Manaus, com Covid-19, segundo a Fundação Municipal de Saúde e o Hospital Universitário. Esta é a segunda vez que a cidade receberá pacientes de Manaus, que vive um colapso na saúde pública por desabastecimento de oxigênio nos hospitais.

A previsão inicial de chegada era para as 23h30 deste sábado (23), mas o HU informou por volta das 20h que a nova previsão é de que cheguem às 23h30 de domingo (24).

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, disse Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A previsão é do vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolar as 20h do Amazonas e chegar em Teresina às 23h30. “Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus (AM) remanejando pacientes Covid para cidades brasileiras que têm suporte em saúde para recebê-los”, informou em nota a FMS.

Hospital Universitário ainda tem 2 pacientes de Manaus

Os pacientes serão internados também no Hospital Universitário, que tem gestão federal. Na unidade ainda há dois pacientes, que chegaram no dia 15 de janeiro à cidade. Ao todo, nove pacientes vieram para Teresina.

Segundo boletim médico divulgado neste sábado (23), dois homens permanecem internados. “Os dois homens ainda estão na UTI, dependentes de aporte de oxigênio, porém seguem em respiração espontânea, sem necessidade de aparelhos e com quadro clínico estável”, informou.

Sete pacientes já receberam alta

Dos nove pacientes que chegaram à capital piauiense, sete já receberam alta e se emocionaram ao deixar o hospital. Neste sábado, mais duas pacientes vindas de Manaus, Evaneide Souza dos Santos, 46 anos e Crivany Souza de Nazaré, também com 46 anos, receberam alta.

Mais duas pacientes vindas de Manaus, Evaneide Souza dos Santos, 46 anos e Crivany Souza de Nazaré, também com 46 anos — Foto: Divulagação/HU

Mais duas pacientes vindas de Manaus, Evaneide Souza dos Santos, 46 anos e Crivany Souza de Nazaré, também com 46 anos — Foto: Divulagação/HU

Na última quarta-feira (20), Daniela da Silva Pereira, 30 anos, e Jaqueline Santos da Silva, 38 anos, receberam alta da unidade de saúde. Na quinta (21), foi a vez de Danilo Moura, 30 anos; Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos e Francinete Binda Dutra, 57 anos.

Pacientes de Manaus em Teresina recebem alta e se emocionam ao deixar hospital — Foto: Hospital Universitário

Pacientes de Manaus em Teresina recebem alta e se emocionam ao deixar hospital — Foto: Hospital Universitário

"Estou sem palavras, agradeço a Deus por ter conseguido, depois que cheguei aqui, tive tratamento de rainha, Deus me concedeu isso, agradeço a todos do hospital", disse Jaqueline no dia da alta.

Na sexta-feira (22), quatro dos cinco pacientes que haviam saído do hospital retornaram para Manaus. O voo saiu às 15h55. O venezuelano Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos, foi barrado na aeronave por apresentar a documentação irregular. A previsão é que ele volte para a capital amazonense neste sábado.

Quatro pacientes vindo para o Piauí retornam para Manaus (AM)

Quatro pacientes vindo para o Piauí retornam para Manaus (AM)

Situação crítica em Manaus

A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus.

Fonte: G1

Facebook