Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 10, representantes do Governo do Estado do Piauí anunciaram acordo com os movimentos populares que ocuparam o prédio onde funcionou a Estação Cidadania, que fica localizado na Av. Getúlio Vargas, no Centro de Picos. Diante disso, o estado cedeu o prédio onde funcionava o IAPEP para o espaço Raízes do Brasil.
A secretária de Administração e Previdência do Estado do Piauí, Ariane Benigno, comentou sobre o acordo com os movimentos populares e ressaltou que o local passará por adequações.
Secretária de Administração e Previdência do Estado do Piauí, Ariane Benigno ao centro
“Como todos sabem esse prédio será utilizado para construção da Policlínica de diversas especialidades que servirá até como apoio ao combate à Covid, então nesse momento a gente procurou uma alternativa para que os movimentos pudessem adequar aos ideais, atingir os objetivos que eles tinham, a gente cedeu o espaço do antigo IAPEP, onde a gente vai estar fazendo algumas adequações com eles para que funcione da melhor forma possível, atendendo a todos os movimentos que eles representam e da melhor forma possível”, explicou.
De acordo com a representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Josi Costa, o acordo é para que as adequações no local seja feita em até 60 dias.
Representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Josi Costa ao centro
“A gente sabe que tudo e qualquer construção ou reconstrução ligada ao estado necessita de licitação, licitação tem um prazo para poder fazê-la, então vai ser feita dentro do tempo que é necessário para licitação, de aprovação, de organização da equipe técnica para poder executar a obra que se falta e reconstruir algumas coisas dentro do espaço. Esse tempo vai levar aproximadamente de 45 a 60 dias que é o que necessita para as licitações, e é o que a gente firmou de ser durante esse período em ata feita durante a reunião”, frisou.
Para a representante do Levante Popular da Juventude, Isabel da Silva, além de ser positivo, é um momento de vitória para os movimentos sociais de Picos. Ela ainda ressalta o fortalecimento de vínculos.
Representante do Levante Popular da Juventude, Isabel da Silva a direita
“Não só positivo, mas a gente entende como uma vitória dos movimentos sociais aqui da região de Picos e do próprio Piauí com esse espaço que vai ser o Raízes do Brasil Piauí, então a representação do estado vai ser aqui em Picos. Esse é um espaço de convivência, de cultura, de educação, de esporte e lazer, nós já temos fechado com diversos movimentos para oficinas no Raízes do Brasil, então para nós é uma grande vitória, e essa ocupação foi uma vitória ainda maior por fortalecer os laços entre os movimentos sociais do campo e da cidade aqui em Picos”, afirmou.
Segundo a secretária de Administração e Previdência do Estado do Piauí, será feita uma cessão de 20 anos.
Vereador Wellington Dantas participou das discussões
Cidadesnanet