Matéria / Cidades

Secretaria de Agricultura de Santana beneficia agricultores com aração de terras

Há dois anos, em 2020 e 2021, a patrulha está auxiliando o agricultor santanense na aração da terra

17/02/2021 | Redação
Trator arando terras no município de Santana do Piauí / Foto: Folha Atual

Os agricultores de Santana do Piauí trabalham em suas propriedades rurais na aração de terras. Com o volume de chuvas dos últimos dias estão mais esperançosos e contam com apoio da Prefeitura Municipal na administração da prefeita Maria José e da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no preparo de suas terras para o plantio.

A patrulha mecanizada foi adquirida em setembro de 2019 através de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Iracema Portela (Progressistas). Há dois anos, em 2020 e 2021, a patrulha está auxiliando o agricultor santanense na aração da terra que anteriormente era feita de modo rudimentar com bois ou com uso de tratores particulares.

Foto por Folha Atual

A prefeita de Santana, Maria José, enfatiza a necessidade e o quanto desenvolve o trabalho de aração com uso de trator.

“Antes o agricultor com arado de tração animal levava dias para concluir a aração em um quadro de terras. Hoje com o trator em poucas horas, o trabalho é concluído e já fica preparado para as plantações”, pontuou a prefeita.

De acordo com o secretário de Agricultura, Netinho, os trabalhos já iniciaram e mais de 150 horas já foram trabalhadas. Aproximadamente 90 agricultores estão cadastrados para receberem os serviços em suas roças.

“Iniciamos o serviço de aração de terras já agora em 2021 mesmo. Em janeiro as chuvas não foram suficientes. Até agora a gente aradou próximo de cento e cinquenta horas. Temos praticamente 90 agricultores cadastrados na secretaria”, destacou.

Para serem beneficiados com os serviços, Netinho explica que o produtor deve se dirigir até a sede da secretaria e solicitar os serviço através de cadastramento.

“O agricultor se dirige até a secretaria, solicita o serviço, a gente coloca em um agendamento e vai fazendo um rodízio. Nesse caso é por localidade. Por exemplo quando o trator está na região de Queimada da Ema, a gente faz todos os serviços que tem naquela localidade, quando está na região do Barro, nós fazemos de todas as pessoas que tem lá e assim por diante”,  explica.

Foto por Folha Atual

Netinho explica que o agricultor entra com uma pequena contrapartida no valor de R$ 50,00 para custos apenas de combustível.

“Nossa expectativa é de fazer em torno de trezentas horas, quando vier concluir o ano de dois mil e vinte e um, igualmente no ano passado”, destacou o secretário de Agricultura.

Em Santana do Piauí segundo dados pluviométricos, choveu 110 milímetros no período de anteontem a tarde 15 de fevereiro para a manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro.

 

Cidadesnanet

Facebook