Matéria / Geral

Construção civil: estoque de imóveis em Teresina está equacionado e garante dinamicidade no mercado

Todo mercado tem oportunidade, mas é imprescindível saber se impulsionar dentro dele

26/02/2021 | Redação
Todo mercado tem oportunidade, mas é imprescindível saber se impulsionar dentro dele / Foto: Reprodução

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) promoveu encontro entre seus associados e o representante da Brain Inteligência na última quarta-feira (24), que apresentou dados do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) do 4º trimestre de 2020. Compreender o comportamento do mercado imobiliário é peça-chave para uma boa atuação dos empreendedores e empresários do setor. A ideia da reunião foi entender os desdobramentos do ano anterior, fazendo uma abordagem geral do cenário e uma análise mais segmentada de cada cluster (zonas da cidade).

Todo mercado tem oportunidade, mas é imprescindível saber se impulsionar dentro dele. O representante da Brain, Francisco Claubert, conduziu o encontro e frisou que a palavra de ordem é dinamizar. “Para que haja essa dinamicidade é preciso que o estoque esteja equacionado e o de Teresina está”, observa.

Um ponto positivo para o estoque da capital é que cerca de um terço dos imóveis estão prontos. Isso significa que há quase 1500 unidades, o que representa quase 75% das unidades que ou estão na planta (até 6 meses) ou em construção. “Tem cidades que o estoque está muito focado no pronto e a dificuldade de ser absorvido é maior. O que dá dinamismo ao mercado imobiliário é o lançamento”, pontua Claubert.

Quanto ao cluster, Claubert destacou que “para a surpresa de todos, achava que o cluster leste estava bem ofertado. Mas apesar dele ter um número baixo, há uma oferta final de 1127. Ou seja, 56% do estoque de Teresina está no cluster leste (como Ininga e Jóquei). A análise por cluster também é importante porque a média acaba refletindo um indicador que não é a realidade”, destaca.

O presidente do Sinduscon, Francisco Reinaldo, explicou que o encontro faz parte da última reunião firmada com a Brain no que diz respeito aos números envolvendo o mercado imobiliário no ano de 2020. “Para nosso segmento, esse momento é fundamental para entender como o mercado se comporta, que caminhos ele está seguindo. Desse modo, tornando a nossa atuação mais precisa e satisfatória”, conclui o gestor.

Fonte: Ascom

Facebook